Desconsiderando a Antártica, a Austrália é o continente (ilha-continente) mais plano do mundo com um leve planalto desértico, poucas elevações e grande extensão territorial.
Nenhum outro país no mundo entende tão bem de caminhões gigantes quanto a Austrália. Entre 1930 e 1940, o governo australiano utilizou o primeiro mega caminhão para transportar cargas e suprimentos até a parte norte do país, área que ainda era considerada remota e até então só era acessível por trens e camelos.
Apelidado de AEC Roadtrain, o veículo era composto por um caminhão (8×8) e mais duas carretas, somando um total de 16 eixos.
O protótipo possuía 130 cavalos de potência e era capaz de tracionar até 46 toneladas de carga útil.
Com isso, a história da Austrália com os trens rodoviários se deu início e possibilitou que o próprio governo entendesse a importância desses veículos para o transporte de cargas no país.
Cada estado da Austrália possui uma legislação diferente sobre as dimensões máximas, peso bruto total e número de semirreboques acoplados.
Um dos fatores que torna possível a implementação desses veículos é o relevo e a grande extensão territorial da Austrália.
A maior parte do território é localizado em um leve planalto desértico, com poucas elevações suaves de morfologia geralmente antiga.
Desconsiderando a Antártica, a Austrália é o continente (ilha-continente) mais plano do mundo e também é classificada pelo Departamento de Negócios Estrangeiros e Comércio do Governo Australiano como a maior ilha e o menor continente do mundo.
Conhecidos como trens rodoviários duplos, essa configuração tem acesso permitido em grande parte do país e em todas as grandes cidades.
De acordo com a legislação, esse trem rodoviário pode ter até 35,0 metros de comprimento. Já as configurações acima de 36,5 metros possuem rotas pré-definidas.
Trens rodoviários triplos (três reboques) operam no oeste de Nova Gales do Sul, oeste de Queensland, Austrália do Sul, Austrália Ocidental e Território do Norte.
Em 2012, foi aprovada uma lei que permite trens rodoviários triplos com até 36,5 metros de comprimento, operando nas mesmas rotas pré-definidas dos trens rodoviários duplos de 36,5 metros.
Trens rodoviários com mais de três carretas
Existem também, caminhões que ultrapassam a quantidade de três, quatro e até cinco carretas rodando na Austrália.
Esses veículos são empregados no transporte de grãos, minério, combustíveis e de animais em propriedades privadas do país.
Além disso, algumas estradas permitem regularmente veículos com até 4 reboques, com comprimento de 53,5 metros (175 pés 6 pol.).
Estes caminhões podem transportar até 136 toneladas de carga útil (134 toneladas longas; 150 toneladas curtas).
Recentemente, fabricantes de carrocerias realizaram testes com os B-Quad, configuração de um cavalo mecânico + 4 carretas, com um comprimento total de 36,5 metros.
O objetivo era desenvolver um conjunto ainda mais eficiente para o transporte de cargas de longa distância.
Para que pudesse ficar dentro das dimensões do trem rodoviário triplo e de acordo com as legislações, foi necessário retirar o dolly e utilizar o mesmo sistema parecido com os dos bitrem (9 eixos) do Brasil.