Após a liberação para mergulho, durante o exercício, perdeu-se imediatamente o contato.

 

Submarino desaparece ao norte de Bali com 53 tripulantes a bordo


Um submarino da Indonésia desapareceu ao norte de Bali com 53 tripulantes  a bordo, enquanto conduzia um exercício ao norte da ilha e sem apresentar relatório, o contato foi perdido pela manhã desta quarta-feira, 21 de abril.

Segundo a BBC, o chefe militar da Indonésia disse que navios de guerra foram despachados para encontrar o navio KRI Nanggala-402, incluindo um navio de pesquisa hidrográfica.


Autoridades pediram à Austrália e Cingapura para ajudar na busca.


A Marinha disse que uma falha elétrica pode ter ocorrido durante o mergulho, fazendo com que o submarino perdesse o controle e se tornasse incapaz de realizar procedimentos de emergência que teriam permitido sua subida à tona. 


A Marinha disse ainda acreditar que o submarino afundou a uma profundidade de 600-700 metros.


De acordo com matéria da Deutsche Welle, "o comandante das Forças Armadas Nacionais da Indonésia (TNI), marechal Hadi Tjahjanto, disse ao jornal nacional Kompas que o submarino desapareceu em águas a cerca de 95 quilômetros ao norte da ilha de Bali".


E acrescentou: “Exatamente quando a permissão de mergulho foi concedida, após a liberação, o contato foi imediatamente perdido”, disse ele ao jornal.

 

                                     
Submarino desaparece ao norte de Bali com 53 tripulantes a bordo
BBC - O local onde imaginam que o submarino naufragou.

 Julius Widjojono, primeiro almirante, disse à AFP, “A marinha está procurando por ele. Conhecemos a área, mas é bastante profunda.”

 

O site do Wall Street Journal informou que o submarino pode ter perdido o controle e descido a 600 ou 700 metros, disse a Marinha. 

 

Derramamentos de óleo na área sugerem a possibilidade de danos ao tanque de combustível devido à pressão da água.


Segundo a ABC News, "a tripulação e os oficiais são vistos a bordo do submarino indonésio da classe Cakra KRI Nanggala na base naval de Surabaya, em 20 de fevereiro de 2019"

 

Submarino desaparece ao norte de Bali com 53 tripulantes a bordo
Imagem, Indonesia Military/AFP via Getty Images.

E acrescentou, “embarcações navais indonésias com capacidade de sonar procuraram o submarino, mas não tiveram sucesso”.

 

Segundo a BBC, “alguns relatórios dizem que o contato foi perdido depois que o submarino recebeu autorização para mergulhar em águas mais profundas. O navio é um dos cinco submarinos operados pela Indonésia”.

 

                              

Submarino desaparece ao norte de Bali com 53 tripulantes a bordo
BBC - ‘Funcionários dizem que um submarino KRI Nanggala-402 desapareceu.’ (retratado aqui em uma imagem de arquivo)

É a primeira vez que a Indonésia perde um de seus submarinos, disse um porta-voz da Marinha à BBC.  

 

O submarino foi construído no final dos anos 1970, pesa 1.395 toneladas, e passou por uma reforma de dois anos na Coreia do Sul, concluída em 2012, de acordo com a agência de notícias Reuters.

 

A frota da Indonésia tem cinco submarinos e o país planeja operar pelo menos oito até 2024. 


O país é o maior arquipélago do mundo com mais de 17.000 ilhas e tem enfrentado desafios crescentes às suas reivindicações marítimas nos últimos anos, incluindo vários incidentes envolvendo embarcações chinesas perto das ilhas Natuna.


O analista militar Soleman Ponto disse à Reuters que é muito cedo para determinar o que aconteceu. “Não sabemos ainda se os equipamentos de comunicação quebraram ou se o submarino afundou. Temos que esperar pelo menos três dias.”



Reuters - O KRI Nanggala-402, em foto de 2012.