A tripulação do navio era de 25 pessoas, divididas entre indianos, filipinos, russos e chineses.
Uma forte explosão atingiu um navio porta-contêiner MV X-Press Pearl, ancorado próximo a Colombo, maior cidade e centro financeiro do Sri Lanka.
A força da explosão foi tão grande que toda a tripulação teve que ser evacuada rapidamente pelos profissionais que estavam presentes no local.
Segundo informações do Al Jazeera, o navio porta-contêiner MV X-Press Pearl estava ancorado a 9,5 milhas náuticas, cerca de 18 km da de Colombo.
O navio transportava cosméticos e produtos químicos, incluindo 25 toneladas de ácido nítrico quando um contêiner pegou fogo na sexta-feira (21 de maio), informaram as autoridades,
na terça-feira (25), uma explosão foi relatada de dentro do navio.
A empresa informou que acredita que o incêndio foi provocado por produtos químicos que estavam sendo carregados pelo navio com bandeira de Cingapura.
O navio estava carregando 1.486 contêineres, além de 25 toneladas de ácido nítrico.
Com o impacto e força das chamas, vários contêineres acabaram caindo na água.
Os profissionais especialistas em combate a incêndio rapidamente evacuaram o navio, mas duas pessoas ficaram feridas.
Ainda não se sabe qual foi a gravidade dos ferimentos.
As autoridades do Sri Lanka informaram que especialistas da Bélgica e Holanda estão inspecionando o navio, enquanto, a Índia já prometeu que irá enviar dois navios e uma aeronave para auxiliar no combate aos incêndios.
“Ajuda está a caminho! Como sempre respondendo prontamente ao pedido do Sri Lanka, a Índia despacha o ICG Vaibhav, ICG Dornier e Tug Water Lilly para combater o incêndio”, disse o alto comando indiano em postagem no Twitter.
A força aérea do Sri Lanka divulgou fotos e vídeos mostrando o navio envolto de muita fumaça e chamas.
A marinha do Sri Lanka também está trabalhando muito para conseguir acabar com o fogo no navio.
Assim que ocorreu a explosão, a marinha já colocou à disposição dois navios patrulha, um navio de guerra e uma aeronave.