O porto aderiu ao ‘Programa de Ação Climática dos Portos Mundiais’ com iniciativas focadas em sustentabilidade
Porto de Vancouver avança para ser o mais sustentável do mundo

Vancouver, Canadá, classificada como uma das cidades mais habitáveis, avança para ter o porto mais sustentável do mundo, desempenhando um papel importante na prosperidade da região.


A costa oeste do Canadá é uma parte especial do mundo com uma beleza natural espetacular.


Suas comunidades são vibrantes e em crescimento, com uma economia baseada em fortes setores de negócios.

 

Porto de Vancouver avança para ser o mais sustentável do mundo


Práticas de Sustentabilidade


"Como autoridade portuária responsável pelo maior porto do Canadá, equilibramos cuidadosa e constantemente várias prioridades e interesses. 


Facilitamos o comércio que apóia empregos em comunidades em todo o país e também defendemos a proteção e segurança portuária, protegemos o meio ambiente e consideramos os interesses da comunidade local.


Acreditamos que um porto sustentável proporciona prosperidade econômica por meio do comércio, mantém um ambiente saudável e permite comunidades prósperas, por meio de um diálogo significativo, aspirações compartilhadas e responsabilidade coletiva."


O porto aderiu ao ‘Programa de Ação Climática dos Portos Mundiais’ com iniciativas focadas em sustentabilidade:


Trata-se de uma nova iniciativa que reúne autoridades portuárias de todo o mundo para trabalharem juntas em projetos que abordam a questão do aquecimento global.


- A autoridade portuária recebeu o Prêmio de Excelência em Governança dos Profissionais de Governança do Canadá 2018 em reconhecimento às práticas de governança de sustentabilidade.


- O Programa Melhorar o Habitat e Observação dos Cetáceos (ECHO), liderado pelas autoridades portuárias, coordenou duas iniciativas de pesquisa de redução do ruído subaquático com o apoio de muitos participantes. 


Os grandes operadores de navios comerciais foram solicitados a reduzir a velocidade ou se afastar de áreas conhecidas de alimentação de baleias durante os meses de verão, quando as baleias retornam para procriar. O programa também recebeu um prêmio ambiental Lloyd’s List.


- O Projeto de Restauração de Habitat do New Brighton Park Shoreline recebeu uma classificação de ouro no Stewardship Center for Green Shores para o programa de Desenvolvimento Costeiro. 


O projeto, concluído em parceria com o Vancouver Board of Parks and Recreation e em colaboração com Musqueam, Squamish e Tsleil-Waututh Nations, fornece habitat de alto valor para peixes e vida selvagem em um local que foi preenchido na década de 1960.


- Reconhecemos 19 transportadoras marítimas e operadores de terminais com o Prêmio Blue Circle por seus esforços voluntários para conservar energia e reduzir as emissões atmosféricas e o ruído dentro e fora do Porto de Vancouver.


- Convidamos o público a fornecer feedback sobre nossa proposta de Projeto de Restauração Marinha do Maplewood. 


O projeto irá melhorar aproximadamente cinco hectares de habitat marinho de baixo valor em habitat de recife de rocha submaré, enguia e intertidal de valor mais alto.


Fonte: Port of Vancouver