Semeia e capina, capaz de cortar ervas daninhas com precisão e arar, cuidadosamente, o solo entre fileiras de plantas delicadas.
O novo robô semeador movido a energia solar, foi criado pela empresa Farmdroid e é recomendado para plantações de até 20 hectares em cultivos orgânicos, podendo trabalhar em até 24 horas sem recarregar.
Pensando em revolucionar o mundo da energia renovável na agricultura, muitos projetos científicos vêm sendo desenvolvidos para reduzir o tamanho das máquinas, estender o nível de automação e, não menos importante, utilizar a energia solar para agredir, cada vez menos, o meio ambiente.
Para isso, foi desenvolvido um robô movido a energia solar que semeia e capina, capaz de cortar ervas daninhas com precisão e arar, cuidadosamente, o solo entre fileiras de plantas delicadas.
Nesse contexto, a capinação ainda ajuda na diminuição do uso de químicos e pesticidas.
E não para por aí, a semeadura usa tecnologia GPS para determinar a posição de cada semente de maneira individual.
Além disso, o equipamento funciona com quatro painéis solares e baterias externas, permitindo que o robô trabalhe 24h sem necessidade de recarga.
Atualmente, existem mais de 50 robôs capinadores movidos a energia solar funcionando em 6 países da Europa.
Se você pensou em adquirir um, terá que desembolsar cerca de R$427 mil reais. Os desenvolvedores garantem que, no máximo, após dois anos de uso do modelo, o proprietário já verá o retorno do investimento.