A embarcação leva o nome da ilha que serve como principal terminal de petróleo do país.


Maior navio de guerra do Irã afundou no Golfo de Omã

O maior navio de guerra da Marinha do Irã pegou fogo e afundou nesta quarta-feira (2) no Golfo de Omã, informaram agências de notícias do país. Até a última atualização desta reportagem, os motivos ainda não estavam claros.

O Kharg afundou perto do porto de Jask, a cerca de 1.270 km de Teerã. Navio foi construído na Grã-Bretanha, lançado ao mar em 1977 e incorporado à Marinha iraniana em 1984.

O incêndio começou por volta de 2h25 (horário local), e as agências de notícias Fars e Tasnim informaram que os esforços para combatê-lo não foram suficientes para salvar o navio de apoio Kharg. Segundo a Fars, todos os esforços para salvar a embarcação foram malsucedidos, mas a tripulação foi resgatada ilesa.

O Kharg afundou perto do porto iraniano de Jask, a cerca de 1.270 km a sudeste de Teerã, no Golfo de Omã, perto do Estreito de Ormuz (veja no mapa abaixo), por onde circula cerca de um quinto do petróleo do mundo.

Fotos publicadas nas redes sociais iranianas mostram marinheiros com coletes salva-vidas evacuando o navio enquanto o fogo queima atrás deles.