O novo Porto, Tepor, sinaliza início das obras em Macaé

> Publicado 14 junho - Leitura Read

Em aguardo desde o início de 2020, o Tepor, inicia obras ainda neste mês de junho
O novo Porto, Tepor, sinaliza o início das obras em Macaé

O novo Porto inicia processo de sondagem no subsolo marinho e sinaliza o início das obras do novo terminal portuário que cobrirá uma área equivalente a 6 milhões de metros quadrados com armazéns alfandegados e pátios para a estocagem.


O Tepor será um complexo privado de apoio logístico do grupo Vale Azul que possuirá dois terminais portuários e uma unidade que processa gás natural com um investimento de aproximadamente US$5 bilhões.


O projeto prevê dois terminais, um para o armazenamento de petróleo e outro para combustíveis com capacidade de 420.000 metros cúbicos. 


A estrutura do Terminal A é de 16,5 metros de profundidade e inclui dois berços: um para que os líquidos sejam movimentados através de dutos ao terminal onshore e o outro para receber cargas de GNL.


O terminal B é voltado para a movimentação de petróleo, e também terá dois berços de atracação, com uma profundidade de 27 metros para receber navios VLCC.


O porto promete trazer uma nova etapa de desenvolvimento para a cidade, gerando empregos e renda para diversos moradores da região, na primeira fase das obras promete gerar cerca de 17 mil vagas de emprego diretas e indiretas nos próximos três anos.


Segundo Rodrigo Vianna, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Renda, a instalação do porto de Macaé representa uma nova etapa de desenvolvimento para o município e, também, um pilar fundamental para transformar Macaé na “Capital da Energia”, já que irá se tornar uma grande referência em operações de gás natural.


O projeto do porto novo de Macaé vem se arrastando desde 2016 e, somente no fim de 2019, recebeu a Licença Prévia Ambiental, aprovada pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) e pelo Inea.


O documento aprovou a localização e a concepção do terminal e o passo seguinte era apenas a licença de instalação para o início das obras. 


O porto era um anseio dos empresários de Macaé, pois atende à demanda da indústria de apoio às atividades de óleo e gás, além de outros setores logísticos.


A data prevista para a Tempor começar suas operações era em 2022 e estar a todo vapor em 2030, mas, devido ao atraso, as datas agora são incertas.


Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias