Porto Itapoá comemora dez anos de operação

> Publicado 15 junho - Leitura Read

Itapoá é considerado um dos mais importantes terminais portuários do Brasil e também um dos mais ágeis e eficientes da América Latina.

                            
Porto Itapoá comemora dez anos de operação

O Porto Itapoá comemora 10 anos de operação no dia 16 de junho de 2021 e celebra também suas conquistas ao longo desses anos de importantes reconhecimentos em sustentabilidade, inovação, capital humano e no relacionamento com os clientes.


Nascido a partir de um sonho da família Battistella, o projeto do Porto Itapoá foi concretizado e evoluiu a partir da persistência, do trabalho e da determinação de seus idealizadores e carrega essas qualidades até hoje no dia a dia de suas operações. 


“Adicionamos a este projeto princípios como a inovação, a sustentabilidade e a eficiência, que culminaram em uma empresa sólida, consolidada e que cresce a cada ano, contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional”, diz o presidente, Cássio José Schreiner.


Um porto comprometido com o meio ambiente

                                     
Porto Itapoá comemora dez anos de operação

O Porto criou e mantém a Reserva de Preservação Permanente da Natureza (RPPN) Padre Piet Van der Aart, que compensou em dez vezes a área para a ampliação do terminal. 


Associada à RPPN Volta Velha, é uma das maiores reservas de Mata Atlântica particulares do Estado de Santa Catarina e um importante ativo ambiental de Itapoá. 


No local são realizadas atividades de educação ambiental e plantio de árvores nativas distribuídas à comunidade.


Também monitora a qualidade da água da Baía da Babitonga e realiza o reuso e reciclagem de resíduos gerados em suas operações. 


Essas iniciativas levaram o Terminal a conquistar o Prêmio Via Viva do Ministério da Infraestrutura como destaque entre os terminais portuários do país em desenvolvimento socioambiental.


Inovador tecnológico

                                
Porto Itapoá comemora dez anos de operação

Reconhecido como uma das empresas mais inovadoras do sul do país, de acordo com ranking da Revista Amanhã, o Porto Itapoá agrega diferenciais de eficiência, modernidade e tecnologia em suas operações e serviços. 


Prova disso foi a recente criação de um dispositivo de IOT (Internet das Coisas) com tecnologia própria, 100% desenvolvida pelo time interno e patenteada. 


Chamados de coletores, esses dispositivos fazem a integração dos veículos que movimentam os contêineres entre o pátio e o cais com o software que gerencia a programação de carga e descarga dos navios. 


A solução desenvolvida pelo Porto Itapoá substitui os equipamentos importados com grandes vantagens em custos, manutenção e usabilidade.


Atendendo e conquistando o cliente


Faz parte do negócio e dos diferenciais do Porto Itapoá estar atento às necessidades dos clientes, valorizando os relacionamentos, conquistando altos índices de satisfação e fidelização. 


O Terminal obteve a melhor avaliação entre os portos do país no ranking do Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), em parceria com a Revista Exame. 


Esse reconhecimento coloca o Porto Itapoá como referência em modelos de atendimento ao cliente entre grandes marcas nacionais e internacionais com atuação no Brasil.


Cuidando dos colaboradores e da comunidade


Tão importante quanto, está no DNA do Porto Itapoá desde o seu início cuidar das pessoas com foco em uma cultura cada vez mais inclusiva, que permita igualdade de oportunidades, em um ambiente de diversidade.

 

Seguindo esses preceitos, durante a pandemia, o Porto Itapoá tomou todas as medidas de prevenção para que seus profissionais pudessem exercer suas funções de forma segura. 


Esse cuidado com as pessoas é levado também para fora do terminal com ações que geram qualidade de vida, emprego e renda para as comunidades do entorno, ações que foram reconhecidas com o Prêmio Valor, do Valor Econômico, em Liderança no Engajamento de Pessoas.


Para contribuir com a infraestrutura de saúde no enfrentamento à pandemia, o Porto Itapoá investiu na compra de respiradores para o Pronto Atendimento do município e na ampliação de leitos do Hospital São José, de Joinville, referência no tratamento à Covid-19 na região.


“Começar um empreendimento do zero é desafiador, mas alcançar em pouco tempo todos estes resultados é gratificante. E quando o valor gerado envolve não apenas quem está diretamente ligado ao negócio, mas todo o conjunto de pessoas e empresas que se beneficiaram a partir da operação do Porto Itapoá, a conquista se torna ainda maior”, comemora Cássio.

 

Fonte: Porto Itapoá 

Foto: Divulgação | Porto Itapoá

Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias