Praia de Florianópolis recebe mutirão de limpeza ‘Pague seu ingresso’

> Publicado 25 junho - Leitura Read

O objetivo é limpar a orla das praias do litoral sul e sudeste do Brasil. 

                                  
Praia de Florianópolis recebe mutirão de limpeza ‘Pague seu ingresso’

A quinta etapa do mutirão de limpeza ‘Pague seu ingresso’, ocorre neste sábado (26), às 9h, na Praia do Riozinho, no sul de Florianópolis.


Liderado pela Oceano Surfwear, junto com a ONG Ecolocal Brasil, o projeto está limpando 10 praias do litoral sul e sudeste do Brasil e agora chegou a hora de Florianópolis.


A proposta do projeto é simples, porém essencial: 

  • Retirar da praia e do seu entorno o lixo deixado pelos usuários e aquele “devolvido” pelo mar, num simbolismo de “pagar ingresso” por usufruirmos da natureza para o nosso lazer e diversão.

“Escolhemos locais menos habitados ao longo do nosso litoral, evitando a aglomeração, mas que por exatamente por isso, sofrem mais com o lixo em suas orlas, muitas vezes lixo que o mar nos devolve”, explica Sabrina Eggert, CEO da Oceano Surfwear.

                              
Praia de Florianópolis recebe mutirão de limpeza ‘Pague seu ingresso’

Desde o início, em fevereiro deste ano, o movimento já passou pelas praias de São Francisco do Sul , Farol de Santa Marta e Itajaí, em Santa Catarina, e Ilha do Mel, no Paraná, recolhendo mais de 3,5 toneladas de lixo. 

                              
Praia de Florianópolis recebe mutirão de limpeza ‘Pague seu ingresso’

O projeto segue até dezembro com uma ação por mês e beneficiará as praias: 

  • da Guarda do Embaú, em Santa Catarina; 

  • Torres, no Rio Grande do Sul;

  • Pico do Matinho, no Paraná;

  • Guarujá, em São Paulo; e

  • Saquarema, no Rio de Janeiro.


“Nossa expectativa é retirar mais de cinco toneladas de lixo nas 10 ações e também incentivar que as pessoas abracem a causa e recolham individualmente o lixo das praias, contribuindo com atitude e exercendo seu papel para a preservação da natureza. 


Isto torna-se ainda mais importante com o início da Década dos Oceanos, estabelecida pela Onu”, destaca Filipe Pedroso de Oliveira, da ONG Eco Local Brasil.

 

Todos os itens recolhidos nos mutirões de limpeza serão triados e beneficiados em produtos como chaveiros, raspadores de pranchas, troféus do campeonato da marca e até mesmo mobiliários urbanos.


Para a realização dos mutirões todos os cuidados e regras de distanciamento social estão sendo respeitadas pelos voluntários.


Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias