África do Sul pode se tornar ponto global de combustíveis verdes para transporte marítimo

O acesso rápido e o uso econômico de combustíveis mais verdes para o transporte marítimo serão decisivos para redução das emissões de carbono.

                       
África do Sul pode se tornar ponto global de combustíveis verdes para transporte marítimo

A África do Sul tem uma imensa oportunidade de fornecer combustíveis ‘verdes’ à indústria global de transporte marítimo. É o que sugere o relatório divulgado recentemente pelo Fundo de Defesa Ambiental.


Os vastos recursos naturais da África do Sul, a geografia e a proeminência ao longo de importantes rotas marítimas estão entre os fatores que podem catalisar o surgimento de uma economia de transporte marítimo de baixo carbono no país. 


Mais de 90% do fornecimento de eletricidade da África do Sul vem do carvão, e a adoção de combustíveis com carbono zero também apoiaria os compromissos gerais de carbono do país.


“Nosso estudo mostra que a África do Sul tem um potencial abundante de energia renovável. 


Basta suprir a demanda elétrica doméstica do país e também a produção de combustíveis zero carbono para abastecer os navios comerciais que reabastecem em seus portos internacionais. 


A adoção de tecnologias de propulsão de carbono zero nos portos da África do Sul poderia atrair investimentos entre US $8 e US $12 bilhões em infraestrutura terrestre até 2030. 


Tudo o que é necessário para desbloquear este investimento é a política de incentivos correta definida na Organização Marítima Internacional ”, disse Aoife O'Leary, diretor de clima internacional do Fundo de Defesa Ambiental.


A África do Sul tem sido muito proativa em traçar um caminho para o investimento em combustíveis verdes. 


O governo já está desenvolvendo uma estratégia de hidrogênio e um roteiro para investidores, onde o hidrogênio verde é identificado como a primeira das cinco oportunidades de investimento estratégico da “Grande Fronteira”


As outras quatro oportunidades incluem: 

  • indústrias e infraestrutura digital de próxima geração; 

  • manufatura e logística apoiadas por zonas econômicas especiais;

  • cannabis industrial e agro-processamento avançado; e

  • escala de investimentos ambientais, sociais e de governança.


Para alavancar ainda mais as oportunidades emergentes criadas pela transição para combustíveis de transporte de carbono zero, a África do Sul está considerando um parceiro de cofinanciamento no proposto porto de Boegoebaai na região do Cabo Setentrional. 


O governo espera integrar as instalações de produção de hidrogênio verde e amônia verde para exportação no novo complexo portuário.


Um estudo recente encomendado pela Agora Energiewende descobriu que a África do Sul pode desenvolver a capacidade de produzir 3,8 milhões de toneladas de hidrogênio verde até 2050. 


Dois milhões de toneladas desse hidrogênio poderiam ser consumidos internamente para produzir combustíveis sintéticos, aço verde e produtos químicos. 


O relatório observou que tal produção ajudaria a África do Sul a competir nos mercados de importação de hidrogênio verde, especialmente na Europa, onde as importações anuais de hidrogênio verde devem atingir mais de 30 milhões de toneladas até 2050.



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