O acesso rápido e o uso econômico de combustíveis mais verdes para o transporte marítimo serão decisivos para redução das emissões de carbono.
A África do Sul tem uma imensa oportunidade de fornecer combustíveis ‘verdes’ à indústria global de transporte marítimo. É o que sugere o relatório divulgado recentemente pelo Fundo de Defesa Ambiental.
Os vastos recursos naturais da África do Sul, a geografia e a proeminência ao longo de importantes rotas marítimas estão entre os fatores que podem catalisar o surgimento de uma economia de transporte marítimo de baixo carbono no país.
Mais de 90% do fornecimento de eletricidade da África do Sul vem do carvão, e a adoção de combustíveis com carbono zero também apoiaria os compromissos gerais de carbono do país.
“Nosso estudo mostra que a África do Sul tem um potencial abundante de energia renovável.
Basta suprir a demanda elétrica doméstica do país e também a produção de combustíveis zero carbono para abastecer os navios comerciais que reabastecem em seus portos internacionais.
A adoção de tecnologias de propulsão de carbono zero nos portos da África do Sul poderia atrair investimentos entre US $8 e US $12 bilhões em infraestrutura terrestre até 2030.
Tudo o que é necessário para desbloquear este investimento é a política de incentivos correta definida na Organização Marítima Internacional ”, disse Aoife O'Leary, diretor de clima internacional do Fundo de Defesa Ambiental.
A África do Sul tem sido muito proativa em traçar um caminho para o investimento em combustíveis verdes.
O governo já está desenvolvendo uma estratégia de hidrogênio e um roteiro para investidores, onde o hidrogênio verde é identificado como a primeira das cinco oportunidades de investimento estratégico da “Grande Fronteira”.
As outras quatro oportunidades incluem:
indústrias e infraestrutura digital de próxima geração;
manufatura e logística apoiadas por zonas econômicas especiais;
cannabis industrial e agro-processamento avançado; e
escala de investimentos ambientais, sociais e de governança.
Para alavancar ainda mais as oportunidades emergentes criadas pela transição para combustíveis de transporte de carbono zero, a África do Sul está considerando um parceiro de cofinanciamento no proposto porto de Boegoebaai na região do Cabo Setentrional.
O governo espera integrar as instalações de produção de hidrogênio verde e amônia verde para exportação no novo complexo portuário.
Um estudo recente encomendado pela Agora Energiewende descobriu que a África do Sul pode desenvolver a capacidade de produzir 3,8 milhões de toneladas de hidrogênio verde até 2050.
Dois milhões de toneladas desse hidrogênio poderiam ser consumidos internamente para produzir combustíveis sintéticos, aço verde e produtos químicos.
O relatório observou que tal produção ajudaria a África do Sul a competir nos mercados de importação de hidrogênio verde, especialmente na Europa, onde as importações anuais de hidrogênio verde devem atingir mais de 30 milhões de toneladas até 2050.