Explosão no Mar Cáspio ilumina o céu no Azerbaijão

> Publicado 05 julho - Leitura Read

O incidente ocorreu por volta das 21h30 do horário local, quando uma grande explosão e altas chamas foram vistas no campo de gás Umid.

 

Explosão no Mar Cáspio ilumina o céu no Azerbaijão

Uma grande explosão, seguida de uma enorme labareda, iluminando o céu no Mar Cáspio, perto de um dos principais campos de exploração de petróleo do Azerbaijão, dois dias após o incêndio no Golfo do México.

Vídeos gravados da costa e de plataformas da região que mostram os momentos após a explosão foram compartilhados nas redes sociais.


A empresa petrolífera estatal do país, a SOCAR, emitiu uma nota afirmando que suas plataformas de petróleo na região estão seguras e, de acordo com uma agência russa de notícias, afirmou que o incidente teria sido causado por uma "erupção", mas não especificou de onde teria vindo a labareda.


"Nenhum incidente aconteceu nos campos em alto-mar nem nas estruturas industriais controladas pela SOCAR, o trabalho prossegue normalmente", disse o porta-voz da empresa, Ibrahim Akhmedov.


O sindicato dos petroleiros do Azerbaijão disse que o fogo teria acontecido em um antigo ponto de exploração de petróleo no campo de Umid, mas a empresa negou. 


A exploração em alto-mar é a principal fonte de exportação do país.


O ministro da Ecologia do país disse que o incidente está sendo investigado e que a causa preliminar seria uma erupção vulcânica.


Rumores sobre uma explosão em um navio também foram negados. 


"Nenhum acidente ocorreu em plataformas ou em navios", disse à imprensa local Gurban Yetirmishli, diretor da agência sismológica do Azerbaijão. 


"Esse é o sinal de um vulcão de lama. Há muitos vulcões no Mar Cáspio, um deles entrou em erupção", completou.


Há dois dias, um incêndio ocorrido no oleoduto submarino da petroleira Penex no Golfo do México provocou chamas na superfície do mar que queimaram por mais de cinco horas.


Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias