MInfra recebe Plano de viabilidade do Porto Meridional em Arroio do Sal

> Publicado 01 julho - Leitura Read

Esse é um dos dois projetos para a instalação de portos no município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.


MInfra recebe Plano de viabilidade do Porto Meridional em Arroio do Sal

A entrega do plano de viabilidade do Porto Meridional, em Arroio do Sal, ao MInfra (Ministério da Infraestrutura), foi oficializada em um encontro entre representantes empresariais e líderes políticos. 


A reunião ocorreu em Brasília  na terça-feira (29) e o documento foi recebido pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura.


Continua depois do anúncio

Empresários da Serra entendem que o terminal deve beneficiar os negócios da região e estão mobilizados para atrair o investimento da iniciativa privada. 


O senador Luis Carlos Heinze, que participou do processo, diz que já estão tramitando estudos de viabilidade no Ibama e na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).


O empresário João Acácio Gomes de Oliveira Neto, engenheiro civil e presidente da DTA – Engenharia Portuária & Ambiental, empresa executora do projeto do Porto Meridional, realizou uma apresentação em que fez um retrospecto sustentando a importância do porto que será construído com o apoio da iniciativa privada, com um total de R$5 bilhões em investimentos. 


Após receber o documento, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra, Diogo Piloni, afirmou que o projeto  tem o apoio do governo federal:


Continua depois do anúncio

“É um projeto pioneiro, importante para o desenvolvimento da  atividade portuária na região. 


Estamos falando de potenciais R$5 bilhões em investimentos. 


É tudo o que o Ministério da Infraestrutura tem buscado esse empreendedorismo, esse pioneirismo do projeto. 


A apresentação que nós tivemos nos deixou muito convencidos que é um projeto viável acima de tudo” afirmou, em vídeo divulgado pela assessoria do senador. 


A construção de um porto em Arroio do Sal começou a se desenhar em 2019, quando um estudo oceanográfico apontou que a praia tem uma área adequada para a instalação da estrutura. 


O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst, o Bolão, diz que a expectativa agora é que as obras possam começar no ano que vem:


“Foi apresentado o Plano de Viabilidade do Porto Meridional em Arroio do Sal de forma detalhada e consolidada, buscando já um cronograma de prazos para liberação de licenças e possível início das obras já em 2022”.

 

Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias