Porto do Pecém tem sistema de embarque e desembarque otimizado

> Publicado 06 julho - Leitura Read

A expectativa é de que a iniciativa seja replicada para todos os terminais portuários onde a VLI atua.

 
Porto do Pecém tem sistema de embarque e desembarque otimizado

O Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios (Speed), implantado no Porto do Pecém, é capaz de planejar, simular cenários mais ágeis e proporcionar uma melhor utilização de recursos operacionais, respeitando os limites de estabilidade da embarcação.

 

Desenvolvido pela VLI, o Speed possibilita executar as operações de embarque e desembarque de forma mais eficiente, explorando toda a capacidade operacional da empresa. 

 

A área de Tecnologia de Informação e Logística Digital da VLI desenvolveu o software que está sendo usado nas operações da empresa no Porto do Pecém. No Terminal de Produtos Diversos (TPD) e o Terminal Portuário de São Luís (TPSL), já está em fase de implementação.


O Speed utiliza dados de engenharia naval de cada modelo de navio para realizar os cálculos, simulações e propor planos otimizados, mais aderentes à estratégia e capacidade operacional do porto, que garantem a estabilidade da mesma forma que os sistemas dos navios. 


“Com a iniciativa, a VLI passa a ser pioneira em propor planos de desembarque considerando a capacidade operacional dos portos e os interesses dos clientes, garantindo a estabilidade e segurança dos navios de forma personalizada para cada embarcação”, afirma Cláudio Xavier, líder de Transformação Digital da VLI e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Speed.


Maycon Lira, analista operacional da VLI no Porto do Pecém, explica que, antes do Speed, o plano de desembarque de navios era feito exclusivamente pelo capitão e com foco exclusivo na estabilidade do navio, sem preocupação com o tempo necessário para a conclusão do desembarque. 


“Além dessas restrições e dificuldades, o tempo gasto com negociações junto aos capitães para adequações no plano, quantidade de passadas e troca de porões excessivas, impactavam diretamente o tempo de operação, a performance e a taxa comercial.

 

Desde o início havia a preocupação em garantir que a solução fosse desenvolvida pensando na replicação para outros portos da companhia, na possibilidade de se tornar um novo negócio e ser aplicado em operações portuárias do mercado.”


A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. 


Redação da Maré.

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