Proteção às Florestas - Hábitos que contribuem

> Publicado 17 julho - Leitura Read

17 de julho é Dia do Curupira, personagem do folclore brasileiro conhecido como o protetor das matas, por isso a data passou a ser considerada também como o Dia Nacional de Proteção às Florestas.

                             
Proteção às Florestas - Hábitos que contribuem

Celebre o Dia Nacional de Proteção às Florestas, revendo seus hábitos e adotando uma postura consciente para minimizar o impacto no meio ambiente. 


É no meio ambiente que temos todos os recursos naturais necessários para a vida, tanto dos seres humanos quanto de outros animais. 

 

Sem os recursos naturais, como sol, água e alimentos, não sobreviveríamos. Não existe tecnologia ou inovação que possam substituir estes itens básicos de subsistência.

  

Economize água para preservar o meio ambiente


Economizar água é, com certeza, uma das primeiras atitudes a serem reforçadas quando se fala em proteger o meio ambiente. 

 

A água, como sabemos, é vital para a vida de praticamente todo ser vivo. Porém, ela é finita. Um dia a água do planeta pode acabar, se não forem tomadas medidas necessárias para preservá-la.

 

Proteja o meio ambiente economizando energia


Ainda que novos meios de geração de energia estejam sendo buscados, as que existem atualmente necessitam de cuidado e preservação. 

 

O descaso, além de agredir o meio ambiente, agride, também, o bolso, pois é alto o custo que pagamos pelos excessos.

 

Algumas alterações na rotina e uma melhor seleção na hora de comprar seus eletrodomésticos e eletrônicos, são fundamentais para proteger o meio ambiente.


Recicle e reduza o lixo para ajudar o planeta


Você recicla? A reutilização de materiais para novos fins e a redução do lixo seco é fundamental para evitar a sobrecarga de resíduos lançados ao planeta.

 

Isso porque os materiais secos têm, geralmente, uma baixa taxa de decomposição. Ou seja: demoram muito para se decompor, e durante todos os anos em que passam pelo processo lançam líquidos e gases que são prejudiciais ao meio ambiente. 

 

Fora o fato de ocuparem muito espaço, já que a produção de lixo seco do ser humano só tem aumentado com o passar dos anos. 


Isso tudo tira dos animais uma área do seu habitat, além de representar um verdadeiro perigo para esses seres vivos.


Descarte responsável para proteger a natureza


Materiais químicos ou eletrônicos não podem ser jogados na natureza. O descarte correto é fundamental para evitar a contaminação do solo e do ar, o que prejudica a saúde de todos os seres vivos. 

 

Inúmeras empresas já se comprometem com uma política de logística reversa, funcionando como postos de coleta desses materiais.


Ajuste sua alimentação


Seja no processo de criação, seja para a logística de alimentos, animais ou vegetais, o ambiente sofre um impacto maior em função dos grandes produtores. 


Para ajudar, você pode repensar o seu consumo, valorizando, por exemplo, pequenos produtores da sua região.


Consuma produtos orgânicos de agricultura familiar


Uma forma de contribuir para a preservação do planeta é repensar sua relação com o alimento, avaliando o cenário como um todo. 

 

O produto que você está comprando é de produtores responsáveis e conscientes? Quais foram as etapas de produção? Foram utilizados agrotóxicos e outros produtos prejudiciais ao meio ambiente?

 

Ainda que você possa estar pagando um pouco mais caro pelo produto, ao consumir alimentos em sua forma mais natural possível é ter a certeza de estar fazendo a sua parte para cuidar da natureza. Além, é claro, de ser a melhor forma de manter a sua saúde em dia.

 

Consuma de forma consciente para preservar o planeta


Você realmente precisa ter o mais novo lançamento de celular? Ou o carro do ano? Repensar as atitudes como consumidor pode ajudar na construção de uma relação mais saudável, tanto com os produtos comercializados, quanto com o dinheiro.

 

Além de economizar e aproveitar melhor os recursos financeiros, contribuímos para uma redução significativa de lixos, sejam de embalagens ou de equipamentos e produtos obsoletos.

 

Ensine seus filhos a cuidar do meio ambiente


É durante o desenvolvimento infantil que as crianças acumulam valores e ideais que vão nortear toda a sua vida. 


Por isso, é nesse momento que os pais devem começar a compartilhar com os seus filhos a importância de cuidar do meio ambiente, sendo exemplos de ações de preservação e respeito com o nosso planeta.


Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias