Empresa lança sistema de carga, de alta velocidade, para portos

> Publicado 17 agosto - Leitura Read

Um estudo de viabilidade do sistema 'para passageiros', no Rio Grande do Sul, visa ligar Porto Alegre à Serra Gaúcha em apenas 17 minutos. 

                                  
Empresa lança sistema de carga, de alta velocidade, para portos

                   

 

A empresa de tecnologia HyperloopTT lança o HyperPort, um sistema de carga de alta velocidade e solução de frete para operadores portuários. Capaz de realizar o transporte em contêineres por centenas de quilômetros em velocidade de avião, suas cápsulas têm capacidade para dois contêineres padrão, ou high-cube de 20 pés, ou um contêiner de 40 a 45 pés. 


Dessa forma, a companhia de transportes ultra rápidos e sustentáveis, espera que a solução plug-and-play seja uma peça-chave no setor de logística global, que prevê um crescimento de US$12 trilhões até 2023.


Desenvolvido para atender os padrões atuais da indústria, o HyperPort pode mover 2.800 contêineres por dia em um ambiente fechado, que elimina passagens de nível. 


Isso aumenta não só a agilidade da operação, mas também a confiabilidade, eficiência e segurança do trabalhador portuário. 


O sistema, desenvolvido em parceria com a Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA), operadora do porto de Hamburgo, na Alemanha, passa por revisão e certificação do design. 


Continua depois do anúncio


Responsável pelo primeiro e único sistema de teste em grande escala do mundo, a HyperloopTT lançou o primeiro estudo de viabilidade abrangente analisando um sistema hyperloop em 2019, que concluiu que o sistema é econômica e tecnicamente viável e irá gerar lucro sem exigir subsídios governamentais.


Hoje, possui um estudo de viabilidade do sistema de transporte de passageiros Hyperloop em curso no Sul do Brasil, que visa ligar a capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, à Serra Gaúcha em apenas 17 minutos.  O trajeto de 130 km promete impactar o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos e o turismo local.


O HyperPort não depende de grandes subsídios governamentais para ser adotado. De acordo com as necessidades locais, a HyperloopTT desenvolve e licencia a tecnologia, que pode ser adquirida e executada por operadores de portos interessados em se destacar no mercado por meio de inovação, tecnologia e sustentabilidade tanto ambiental quanto financeira.

 

“O HyperPort traz a nova era do transporte de cargas. Com a mesma tecnologia do nosso sistema de passageiros, adaptada para a realidade dos portos, a solução resolve problemas logísticos, aumenta a capacidade e eficiência e, ao mesmo tempo, diminui a poluição e o congestionamento em portos ao redor do mundo. 


Serão mais de 2 mil contêineres transportados em um único dia, então o operador portuário também terá mais agilidade e possível redução de custos de operação. 


É uma solução que pode ser implementada em qualquer lugar e traz benefícios econômicos, sociais e ambientais, como a redução da pegada ambiental devido ao seu sistema zero emissões”, comenta o Diretor da HyperloopTT na América Latina, Ricardo Penzin.


Continua depois do anúncio


“Na HHLA, sabemos que para se preparar para o futuro você deve inovar”, afirma Gerlinde John, Gerente de Projetos HyperPort da HHLA. 


“A tecnologia hyperloop é adequada para levar o transporte de mercadorias a um novo nível. Com o conceito HyperPort, estamos desenvolvendo uma solução alternativa aos sistemas existentes, voltada ao transporte de mercadorias do futuro e para um mercado global em rápido crescimento”, conclui.


Projetada pela premiada empresa Mormedi, a cápsula de carga é destaque no vídeo recém-lançado, que mostra o potencial transformador da nova forma de logística. 


A cápsula, a infraestrutura e os componentes do sistema HyperPort estão em otimização para a completa implantação comercial.


Fundado em 2013, HyperloopTT é uma equipe global de mais de 800 engenheiros, criativos e tecnólogos em 52 equipes equipes multidisciplinares, além de 50 parceiros corporativos e universitários. 


A empresa é signatária do Pacto Global das Nações Unidas, refletindo o compromisso da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Com sede em Los Angeles, CA e Toulouse, França, a HyperloopTT tem escritórios na América do Norte e do Sul, Oriente Médio e Europa. 



Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias