IMA libera licença ambiental para obras no porto de Navegantes

> Publicado 23 agosto - Leitura Read

Investimento de R$ 500 milhões irá melhorar os berços de atracação para receber navios maiores e aumentar a produtividade do porto

Portonave vai construir novo berço – Foto: Divulgação
Portonave vai construir novo berço – Foto: Divulgação



O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para que a empresa Portonave inicie a obra de melhorias no cais de atracação do Terminal Portuário de Navegantes.


“Trata-se de um empreendimento comprometido com a preservação ambiental da região portuária, e que representará um importante avanço para o desenvolvimento social e econômico do estado”, afirmou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.


Continua depois do anúncio


Atualmente, a Licença Ambiental de Operação (LAO) do porto desenvolve planos ambientais fundamentais, que garantem a viabilidade ambiental da atividade, como: 


  • Monitoramento da Água Subterrânea; 

  • Monitoramento da Qualidade do Ar e Emissões Atmosféricas; 

  • Monitoramento da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE; 

  • Monitoramento do Ruído Ambiental; 

  • Gerenciamento de Resíduos Sólidos; 

  • Programa de Recuperação Ambiental, Resgate de Fauna; 

  • Cortina Verde; 

  • Emergências Ambientais; 

  • Monitoramento do Estuário. 


Continua depois do anúncio


“O transporte marítimo é o modal fundamental para o comércio internacional, sua movimentação fortalece a economia com as exportações e gera uma importante fatia de empregos no estado. O Governo de Santa Catarina atua em conjunto em várias frentes, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do nosso estado. São ações assertivas, com foco na retomada econômica e na geração de oportunidades para o futuro próximo”, enfatizou o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.


A Portonave


Junto a uma atuação comprometida com o desenvolvimento sustentável da região, a empresa busca continuamente a prestação de serviços com excelência e a melhoria contínua de seus processos, sendo uma referência no segmento portuário.


Continua depois do anúncio


Segundo informação divulgada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Portonave está na lista dos cinco maiores portos e terminais no Brasil em movimentação de contêineres, neste primeiro semestre de 2021.


O terminal privado lidera com 9,2% de participação no total movimentado no país, com crescimento de 42,1%, sendo significativos 91% de navegação de longo curso.


Continua depois do anúncio


Nos seis primeiros meses de 2021, a Portonave estabeleceu o maior índice de crescimento entre os terminais do Brasil na movimentação de contêineres, na comparação com o mesmo período do ano passado, e já soma 660.099 TEUs.


Com produtividade média de 103,9 mph por navio e volume aproximado de Gate de aproximadamente 43 mil caminhões no último mês de julho, o terminal é líder na movimentação de contêineres no Sul em ambos os segmentos: importação e exportação e em escala nacional se destaca em terceiro lugar no ranking dos terminais de contêineres.


Continua depois do anúncio


“A Portonave sempre teve a visão de trabalhar constantemente em projetos de investimentos com o intuito de atender ao aumento da demanda e manter o porto de Navegantes e o Brasil atrativo, principalmente no quesito de infraestrutura e na prestação de serviço com excelência”, destacou o gerente comercial da empresa, Rodrigo Gomes. 


“O transporte marítimo é o modal fundamental para o comércio internacional, sua movimentação fortalece a economia com as exportações e gera uma importante fatia de empregos no Estado”, enfatizou o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.


Com informações da Secom


Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias