A empresa acredita que a demanda por essas embarcações deve aumentar no futuro, apoiado pelo crescente interesse por essas tecnologias de descarbonização.
A japonesa Mitsubishi Shipbuilding quer realizar um projeto de viabilidade para o desenvolvimento de um navio transportador de CO2 liquefeito (LCO2), em parceria com a gigante francesa de energia TotalEnergies.
A TotalEnergies está envolvida em vários projetos de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS), incluindo a Northern Lights na Noruega, enquanto a Mitsubishi Shipbuilding tem buscado ativamente a comercialização de transportadores de LCO2, pois acredita que a demanda por essas embarcações deve aumentar no futuro, apoiado pelo crescente interesse por essas tecnologias de descarbonização.
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“Essas embarcações serão essenciais para acomodar o aumento esperado nos volumes de CO2 transportados para armazenamento geológico desencadeado pela aceleração das metas de carbono zero líquido em todo o mundo e para atender às necessidades dos emissores industriais mundiais”, disse Bruno Seilhan, vice-presidente do CCUS da TotalEnergies.
O construtor naval japonês disse que o projeto conjunto deverá dar uma contribuição significativa para o estabelecimento de um ecossistema de CO2 no setor de transporte de CO2, que será um componente essencial da cadeia de valor CCUS.
“Acreditamos que os transportadores de LCO2 são uma solução eficaz para alcançar um mundo descarbonizado.
Continuaremos a buscar ativamente o desenvolvimento de tecnologia em cooperação com parceiros que buscam atingir a descarbonização usando transportadores LCO2, com o objetivo de formação de mercado para a cadeia de valor CCUS ”, acrescentou Toru Kitamura, presidente da Mitsubishi Shipbuilding.