Navio-contêiner 100% elétrico não tripulado fará viagem inaugural na Noruega

> Publicado 26 agosto - Leitura Read

Não é o primeiro navio sem tripulação mas é o primeiro modelo totalmente elétrico.

                              
Navio-contêiner 100% elétrico não tripulado fará viagem inaugural na Noruega


 

No final de 2021, o navio-contêiner 100% elétrico não tripulado, Yara Birkeland navegará em viagem inaugural na Noruega, entre os portos de Herøya e Brevik. 


O monitoramento da movimentação autônoma da embarcação sem tripulação será realizado em três centros remotos.


A Yara desenvolveu o conceito pela primeira vez em 2017 e planejava zarpar em 2020, mas a pandemia COVID-19 atrasou a viagem. 


Não é o primeiro navio sem tripulação de qualquer tipo a se aventurar (uma balsa finlandesa lançada em 2018), mas é o primeiro modelo totalmente elétrico.


É uma embarcação lenta com uma velocidade máxima de 13 nós de seus dois sistemas de propulsão de 900 kW (navios de contêineres normalmente viajam entre 16 a 25 nós), e é seguro dizer que a bateria gigante de 7 MWh levará um tempo para carregar. 


Continua depois do anúncio


No entanto, valerá a pena pelos ganhos ambientais


A empresa estimou que o Yara Birkeland substituiria cerca de 40.000 viagens de caminhão por ano, reduzindo drasticamente as emissões de CO2 e óxido nitroso em um país que já depende fortemente de energia hidrelétrica. 


O navio também poderia aliviar o congestionamento do tráfego em terra, para não mencionar manter os humanos fora do perigo (embora à custa de empregos).


Ainda pode demorar muito até que você veja caminhões de carga autônomos fazendo viagens para outros lugares. 


Mesmo que o alcance não seja um problema, as docas são: seria mais difícil para um navio autônomo navegar em um porto movimentado como Durban ou Xangai. 


Existem as questões legais


Diferentes países têm suas próprias regras para o mar. Tal como acontece com os carros autônomos, também existe a questão da responsabilidade. 


Fonte: engadget.com

Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias