Navios humanitários com 805 migrantes esperam para desembarque na União Europeia

> Publicado 02 agosto - Leitura Read

“Essas pessoas enfrentaram horrores inimagináveis e precisam de um porto seguro imediatamente”, escreveu a Sea Watch no Twitter

                               
Navios humanitários com mais de 800 migrantes esperam para desembarque
 

Um total de 805 migrantes aguardam a bordo dos navios de organizações humanitárias Ocean Viking e Sea Watch 3 que um país da União Europeia (UE) autorize o seu desembarque em um porto seguro da região.   


555 migrantes a bordo, incluindo pelo menos duas mulheres grávidas e 33 menores, 22 dos quais desacompanhados, estão no Ocean Viking, navio da ONG francesa SOS Méditerranée, enquanto outros 251 foram salvos pelo Sea Watch 3, operado pela entidade alemã Sea Watch.   


A organização não governamental (ONG) SOS Méditerranée explicou nas redes sociais que "o sobrevivente mais jovem resgatado nesta última operação tem apenas 3 meses de idade" e que as 106 pessoas estavam num barco de madeira completamente lotado, à deriva na área de busca e salvamento de Malta. 


Até o momento, os países do sul da Europa não designaram portos seguros para as duas ONGs, que se recusam a levar os náufragos para a Líbia, cuja Guarda Costeira é acusada de violação de direitos humanos e de colocar migrantes e solicitantes de refúgio em prisões ilegais.   


“Essas pessoas enfrentaram horrores inimagináveis e precisam de um porto seguro imediatamente”, escreveu a Sea Watch no Twitter.   


De acordo com a Organização Internacional para as Migrações, pelo menos 1146 pessoas morreram no mar nos primeiros seis meses de 2021 enquanto tentavam chegar à Europa.


A SOS Méditerranée afirma ter resgatado mais de 30 mil pessoas desde fevereiro de 2016, primeiro através da embarcação Aquarius e depois com o Ocean Viking.


Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias