Porto de Porto Alegre comemora 100 anos com regata solidária

> Publicado 07 agosto - Leitura Read

Está prevista a participação de pelo menos 60 veleiros que irão embelezar a paisagem do Guaíba.

                                 
Porto de Porto Alegre comemora 100 anos com regata solidária

As comemorações pelo aniversário de 100 anos do Porto de Porto Alegre seguem neste sábado (7/8) com a realização de uma regata solidária que contará com o apoio de clubes de vela da capital gaúcha. 


O evento terá largada às 14h, no clube Veleiros do Sul, e a chegada prevista para às 16h, no Cais Embarcadero, em um evento aberto ao público, respeitando os protocolos das autoridades sanitárias.


A regata também será marcada pela solidariedade, pois serão arrecadados gêneros alimentícios e peças de roupas que serão doadas a famílias carentes do Delta do Jacuí. 


As doações poderão ser feitas por velejadores, operadores portuários e a comunidade em geral diretamente no Cais Embarcadero.


Está prevista a participação de pelo menos 60 veleiros que irão embelezar a paisagem do Guaíba. 


A promoção é da Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) e do governo do Estado.


O projeto do porto de Porto Alegre 

Concebido pelo Dr. Cândido Godoy, que foi responsável por inúmeras obras em Porto Alegre e no estado do RS, durante sua gestão como Secretário de Obras do governo de Carlos Barbosa Gonçalves. 


A construção do porto foi contratada com a empresa de engenharia de Rudolf Ahrons, sob o acompanhamento do Dr. Cândido Godoy, e as obras foram iniciadas em 1911. 


Em 26 de agosto de 1913 foram concluídos 146 metros de cais, com quatro metros de profundidade, e com a consequente ampliação da área central da cidade em 180 metros, decorrente dos aterros realizados.


As obras foram paralisadas até 1919, quando foram retomadas com celeridade pelo Presidente do Estado Borges de Medeiros, completando em 1921 mais 490 m de cais com seus respectivos aterros, abrangendo o trecho entre o portão central e a rua Marechal Floriano. 

 

Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias