Portos de Itajaí e Navegantes registram crescimento de 34% em julho

> Publicado 17 agosto - Leitura Read

Foram movimentadas 143.750 TEU's em cargas conteinerizadas, alcançando 1.642.844 toneladas.

                                                                 
Portos de Itajaí e Navegantes registram crescimento de 34% em julho

 

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou durante o mês de julho, um crescimento de 34% na movimentação de toneladas, em relação ao mesmo período do ano anterior. 


Foram movimentados no segmento de cargas conteinerizadas 143.750 TEU's (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), e alcançados 1.642.844 toneladas.


As importações se destacam na movimentação de 347.845 TEU’s contra 216.305 TEU’s no mesmo período do ano anterior, obtendo um crescimento de 61%. 


Na exportação, os números correspondem a 391.468 TEU’s contra 323.442 no ano passado, apontando um crescimento de 21%. 


Continua depois do anúncio


A movimentação registrada no Porto de Itajaí (cais público e área arrendada -APM Terminals), durante o mês de julho correspondem a 509.342 toneladas com 36 atracações de navios, elevando a movimentação anual para 3.651.307 toneladas, constatando um patamar de 9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. 


“O porto público com sua arrendatária cresceu em 6%. É um excelente número porque nós temos uma altíssima taxa de ocupação, e é justamente por isso que precisamos passar por um processo de expansão. 


Mas esse crescimento de 6%, demonstra que a operação da movimentação de cargas vem sendo mês após mês aprimorada, agilizada, o que tem permitido mesmo com a falta de espaço, haver esse crescimento significativo”, ressalta o Superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga.


“Há algum tempo, o Porto de Itajaí está sendo motivo de orgulho e satisfação, não somente para nós itajaienses, mas também para todo o país. Não podemos deixar de enfatizar, o crescimento constante que é registrado nos segmentos da movimentação de toneladas, e na movimentação de cargas. 


A prova dessas afirmações é constatada através dos índices satisfatórios, que nos fazem acreditar em uma forte tendência de crescimento, e desta forma continuamos nos destacando e progredindo no mercado portuário de Santa Catarina e do Brasil”, afirmou o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni.


Continua depois do anúncio


No decorrer do mês de julho, 98 navios atracaram no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, representando 36 escalas na APM Terminals, 07 no TUP Braskarne, e 01 no TUP Poly Terminais.


O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, tornou-se destaque em nível nacional sendo o 2º maior complexo portuário na movimentação em cargas. 


A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários)divulgou em agosto deste ano, a listagem dos cinco maiores portos e terminais no Brasil em movimentação de contêineres, incluindo o terminal da Portonave. 

                                     
Portos de Itajaí e Navegantes registram crescimento de 34% em julho

O terminal privado TUP PORTONAVE (Terminal Portuário de Navegantes) lidera com 9,2% de participação no total movimentado no país, com crescimento correspondente a 42,1%, sendo significativos 91% de navegação de longo curso.


“O segmento portuário teve uma forte expansão e se mostrou resiliente mesmo neste cenário de pandemia. Neste contexto, a Portonave teve um crescimento de aproximadamente 42% e foi o destaque no setor de contêineres segundo a divulgação dos dados estatísticos do primeiro semestre pela ANTAQ. 


A capacidade instalada e a nova Bacia de Evolução nos deram condições de atender a demanda e como consequência contribuir com a cadeia logística, gerar empregos e fomentar o desenvolvimento. 


Esperamos que a economia se mantenha forte neste segundo semestre e que possamos continuar contribuindo para que o Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu se mantenha em destaque, com eficiência e qualidade nas suas operações”, informa o Diretor Superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas. 


A movimentação registrada no terminal da Portonave durante o mês de julho, somaram 96.750 TEU’s, elevando a movimentação acumulada do ano para 644.676 TEU’s, sucedendo um crescimento de 37%. 


Continua depois do anúncio


Especialmente no segmento de contêineres cheios, o terminal movimentou no mês de julho, 73.529 TEU’s elevando a movimentação anual para 491.831 TEU’s, obtendo um crescimento de 53% em comparação ao mesmo período do ano passado. 


Em relação a movimentação de importação, o terminal movimentou durante o mês de julho, 31.479 TEU’s elevando a movimentação anual para 226.320 unidades, apontando um crescimento de 83%, em comparativo ao ano anterior. 


Na movimentação de toneladas foram registrados 6.833.881, abrangendo um crescimento de 48%.


“A Autoridade Portuária está cumprindo exatamente com as suas obrigações, principalmente no quesito de assegurar as condições do acesso aquaviário. 


Hoje nós temos uma condição de acesso aquaviário que permite uma profundidade mínima, garantindo um calado de movimentação que atende as necessidades dos terminais. 


A questão relacionada com a nova Bacia de Evolução que permitiu a vinda desses navios maiores, obteve uma participação muito forte da Autoridade Portuária nesse sentido”, Heder Cassiano Moritz – Diretor Geral de Operações Logísticas.


Ainda no mês de julho, a participação do porto de Itajaí em relação aos índices econômicos na corrente de comércio foi responsável por um crescimento de 4,4% no Brasil e 63,8% no Estado de Santa Catarina.


Fonte: Porto de Itajaí

Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias