VLI inicia novo fluxo de fertilizante que substitui modal rodoviário

> Publicado 05 agosto - Leitura Read

O novo sistema passou a funcionar no final de julho após a construção da estrutura de carregamento de fertilizantes no terminal Tiplam.

                           
VLI inicia novo fluxo de fertilizante que substitui modal rodoviário

A VLI iniciou um novo fluxo de transporte de fertilizantes por ferrovia, substituindo integralmente o modal rodoviário na operação entre o porto de Santos e Minas Gerais.


O novo sistema, que passou a funcionar no final de julho, foi implementado após a construção de uma estrutura de carregamento de fertilizantes no terminal Tiplam, da VLI, que tem na Vale (VALE3) a maior acionista.


Inicialmente, a capacidade instalada da nova unidade no porto comporta a movimentação de 825 mil toneladas ao ano, informou a empresa de logística.


O sistema deverá atender a crescente demanda do agronegócio localizado na região do Triângulo Mineiro e ajudar na distribuição de fertilizantes no país, em momento em que as importações do insumo estão em disparada no Brasil, com a relação de troca favorável ao agricultor.


“Com a introdução deste novo sistema logístico, a VLI reforça o seu compromisso em atender o setor produtivo nacional com a singularidade que cada fluxo necessita”, disse o gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI, Alexandre Biller, em comunicado.


O novo fluxo de transporte integra um empreendimento da VLI e da TFER, (joint venture) entre a Link Logistic Group e a Construtora Terraço, em projeto que demandou investimentos de 107 milhões de reais das empresas envolvidas.


Pela nova rota, os fertilizantes serão carregados no Tiplam e percorrerão aproximadamente mil quilômetros por meio da malha da Ferrovia Centro-Atlântica (Corredor Centro-Sudeste).


O projeto, idealizado em parceria com o TFER, prevê ainda a implementação de um novo terminal no Distrito Industrial de Uberaba (MG) –a previsão de ativação dessa unidade é o quarto trimestre deste ano.


Até lá, as operações serão realizadas com destino ao Terminal VLI localizado no município de Araguari (MG).


Já o terminal TFER em Uberaba terá como objetivo realizar o transbordo ferroviário e armazenagem do fertilizante para atendimento dos mercados mineiro e goiano.


Além de otimizar a operação logística, o sistema deve proporcionar ganhos em custos e ambientais, uma vez que há redução das emissões provenientes do consumo de combustíveis derivados de petróleo, ressaltou a companhia.


Redação da Maré.

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