'Dia Marítimo Mundial' - ONU pede atenção à saúde dos trabalhadores do setor

> Publicado 30 setembro - Leitura Read

O setor, responsável por 80% das exportações globais, sofreu fortes impactos durante a pandemia da Covid-19.

                          
Dia Marítimo Mundial pede atenção à saúde dos trabalhadores do setor


 

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, a Organização das Nações Unidas marcam o Dia Marítimo Mundial e pede atenção à saúde dos trabalhadores do setor. A ONU destaca o “profissionalismo e o sacrifício” de 2 milhões de pessoas que servem na frota mercante mundial.


A data, tem como lema “Navegadores: no Centro do Futuro do Transporte Marítimo”


Lembrando que esses profissionais foram fundamentais durante a pandemia de Covid-19, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou em mensagem sobre a data que ainda há navegadores impedidos de ir para as costas.


Saúde

Por isso, o chefe da ONU pediu aos governos que implementem protocolos para repatriar membros que estão em navios, sem acesso a cuidados médicos. 


Guterres destaca que o atual cenário amplia uma crise humanitária no setor e ameaça o futuro do transporte marítimo.


De acordo com o líder da ONU, os trabalhadores devem ter acesso à vacinação contra a Covid-19 e provisões devem ser feitas para imunizar marinheiros em portos internacionais.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Na comemoração da data, as Nações Unidas reforçam que, além do alto volume de cargas transportadas, o transporte marítimo também é uma forma eficiente e de baixo custo para possibilitar o comércio internacional.


Com o tema “Navegadores: no centro do futuro do transporte marítimo”, a ONU lembra que o setor é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com educação, condições de trabalho, inovação e indústria e igualdade de gênero.


Assim, a data deve permitir que as discussões se aprofundem em temas relevantes para o papel dos trabalhadores do setor na segurança, proteção ambiental e bem-estar, assim como no futuro dos navegadores em um cenário de crescente digitalização e automação.


Histórico

As Nações Unidas, por meio da Organização Marítima Internacional, criou a data para celebrar a contribuição do setor na economia mundial, especialmente no transporte marítimo. 


O dia do evento varia de acordo com o ano e o país, mas sempre é comemorado na última semana de setembro.


Foto: Navio em frente à sede das Nações Unidas, em Nova Iorque/ONU


Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias