O maior navio porta-contêineres do mundo atraca no Porto de Hamburgo

> Publicado 11 setembro - Leitura Read

Medindo 400 m de comprimento e 61,5 de largura, o mega navio pode acomodar 28 TEU a mais que seu antecessor “HMM Algeciras”.

                               
Maior navio porta-contêineres do mundo atraca no Porto de Hamburgo

 

O maior navio porta-contêineres do mundo, o Megamax Ever Ace, fez escala no porto de Hamburgo, na Alemanha, com a maré alta na noite do dia 08. 


Com capacidade para 23.992 TEU, o Ever Ace é atualmente o maior navio porta-contêineres do mundo. Com um comprimento de 400 m, uma largura de 61,5 me um calado máximo de 16 m, o mega-portador pode acomodar 28 TEU a mais que seu antecessor “HMM Algeciras”.


A empresa de navegação taiwanesa Evergreen Marine encomendou a construção do navio no estaleiro sul-coreano Samsung Heavy Industries por cerca de 150 milhões de dólares. 


Ever Ace deixou o estaleiro em 28 de julho com destino à Qingdao. Outros cinco navios desse tipo serão construídos no estaleiro.


Ever Ace se beneficia do ajuste de fairway. “É claro com a chegada do maior navio de contêineres do mundo, Ever Ace, que o porto de Hamburgo fez seu dever de casa. 

 

Especialmente com o ajuste do fairway e o alargamento da caixa de passagem, os maiores navios porta-contêineres podem fazer escala no porto de Hamburgo. 


Desta forma, o Porto de Hamburgo continua a ser um hub atraente na Europa”, diz Axel Mattern, Diretor Executivo de Marketing do Porto de Hamburgo.


A liberação dos novos projetos pelos serviços náuticos de Hamburgo e do governo federal ocorrerá em duas etapas. 

 

Mesmo durante a primeira fase, que já está em vigor, os porta-contêineres poderão desfrutar de cerca de 50% das melhorias de calado obtidas com o ajuste do fairway. 


Dependendo da classe de tamanho, os calados aumentarão de 0,3 a 0,9 metros. A liberação final está prevista para o final do ano.


Hóspede regular no porto de Hamburgo, Ever Ace, está em serviço entre o norte da Europa e a Ásia. 


O navio porta-contêineres opera na rota NEU6 da Ocean-Alliance. Na Evergreen, a rota é conhecida como Serviço China-Europa-Mediterrâneo (CEM). 


A rotação inclui escalas em Hamburgo, Felixstowe, Rotterdam, Colombo, Tanjung Pelepas, Kaohsiung, Qingdao, Xangai, Ningbo, Taipei, Yantian, Tanjung Pelepas, Rotterdam, Felixstowe e Hamburgo.


Já em sua viagem inaugural, o Ever Ace estabeleceu um recorde para a quantidade de contêineres padrão de 20 pés (TEU) transportados em seu caminho da Ásia para a Europa. 

 

De acordo com informações da indústria de serviços Alphaliner, a embarcação transportou um total de 21.718 TEU. O Ever Ace superou assim a antiga marca do Jacques Saadé em 285 containers.



Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias