Navio atraca na perpendicular e chama atenção no Porto de Paranaguá

> Publicado 04 setembro - Leitura Read

Desta vez, não foi tamanho ou tipo de embarcação que chamou a atenção dos trabalhadores que estavam a serviço no cais e pararam para ver o navio atracar.

                                                                  
Navio atraca na perpendicular e chama atenção no Porto de Paranaguá

                                                                  


O navio Maestro Universe atracou ao cais do Porto de Paranaguá na perpendicular à faixa primária e chamou a atenção pela manobra e o jeito que ”estacionou”: atracou de popa para receber a carga.


Desta vez, não foi o tamanho, nem o tipo de embarcação que chamou a atenção.


Anúncio


“Fazia anos que não víamos atracação de popa por aqui”, comenta o conferente de capatazia Rubens Borges da Cruz, funcionário do porto desde a década de 1980.


O diretor de operações, Luiz Teixeira da Silva Júnior, explica que as características do próprio navio permitem essa flexibilização da operação. “Ele possui a rampa na popa, por onde a carga pode ser embarcada ou desembarcada”, afirma.


Segundo Teixeira, ao permitir a manobra, o Porto de Paranaguá mostra “toda versatilidade, atendendo às necessidades do mercado e consequentemente dos usuários”.


Anúncio


A manobra foi no berço 215, que fica logo na divisa com o Terminal de Contêineres. A operação foi da empresa Marcon, especializada no embarque e desembarque de carga geral, especialmente veículos, ônibus e projetos.


O navio Maestro Universe é do tipo Roll on - roll off (Ro-ro), no qual as cargas entram e saem rodando pelas rampas. Não é considerado grande; é um navio de 160 metros de comprimento (loa) por 22,31 de largura (boca).


A embarcação passa sempre pelo Porto de Paranaguá. Só neste ano, atracou cinco vezes, mas todas do jeito convencional – paralelo ao cais, com embarque e desembarque pela rampa na lateral. 


Os grandes volumes de ônibus que vêm sendo embarcados desde o ano passado, inclusive, foi essa embarcação que carregou.

                            
Navio atraca na perpendicular e chama atenção no Porto de Paranaguá

Como explicaram os representantes da operadora portuária, a atracação de popa foi necessária para o embarque de uma das cargas: grandes partes de uma usina de asfalto móvel (uma dessas com quase 20 metros) que seriam levadas até o porto de Luanda. 


Anúncio


Na África, faria transbordo para chegar até o destino final.

Além das partes desse projeto, o navio também carregou 109 ônibus da Marcopolo /Scania e da Caio/Man.


Para o amarrador David Moro, a manobra deu trabalho. “É a primeira vez que a gente vê! O padrão das atracações que a gente amarra é em paralelo, é mais simples. Essa aqui exigiu mais atenção e segurança”, comenta.


Como explica o trabalhador portuário, a manobra utilizou menos cabo, mas precisou da ajuda de duas embarcações de apoio, para passá-los dos dois bordos (lados). 


“Ficou amarrado só pela popa. Para ser mais rápido para posicionar o navio, precisou das duas lanchas para passar os cabos”, completou David.


Além do esforço extra da equipe de amarração, foi necessário o apoio do rebocador durante o tempo em que permaneceu atracado de popa, para ajudar a manter a posição.


Encerrado o embarque das cargas especiais, o navio atracou da maneira convencional para concluir a operação.


Da Portos do Paraná


Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias