A Portos do Paraná habilita comunidades para proteção de nascentes d’água

> Publicado 01 setembro - Leitura Read

A empresa segue com o projeto de readequação de microssistemas de abastecimento, através de seu programa de Educação Ambiental, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá. 

                           
A Portos do Paraná habilita comunidades para proteção de nascentes d’água


 

A Portos do Paraná habilita as comunidades com a aula do módulo “proteção de nascentes caxambu”, tecnologia que evita a contaminação da água. Os profissionais reuniram nesta semana a comunidade de Europinha. -Atualmente, o microssistema atende 46 famílias na ilha.


Anúncio


Segundo o coordenador de Sustentabilidade da Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Pedro Pisacco, o trabalho acontece em conjunto com as associações comunitárias e com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Sermap), por meio da Central de Água, Esgoto e Serviços Concedidos do Litoral do Paraná (Cagepar).


Durante essa semana o trabalho de readequação de microssistemas de abastecimento de água vai ter início nas comunidades de Amparo e São Miguel. 


“Vamos fazer os levantamentos iniciais e o georreferenciamento, com definição de planta e diâmetro das redes”, explica Maurício D’ Agostini Silva, engenheiro ambiental da Cagepar, responsável pelo projeto.

                                 

Anúncio


Todas as outras ilhas que estão na área de abrangência do Porto de Paranaguá também estão sendo mapeadas pelo sistema, que avalia o que é necessário e de onde sairão os recursos para realizar a obra. 


“O objetivo é gerar uma segurança hídrica para as comunidades, para terem condições de viver com quantidade de água suficiente”, diz o engenheiro da Cagepar.


Luís Antônio de Moraes, presidente da comunidade Europinha, conta que parte da tubulação e todo material foram doados em parceria da Portos do Paraná com a DTA Engenharia, que presta serviço ambiental à empresa pública.


Toda a ação de gestão de abastecimento de água nas comunidades ilhadas da Baía de Paranaguá é feita no âmbito de licenciamento ambiental do Porto de Paranaguá, conduzido pelo Ibama.


Da Portos do Paraná

Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias