Cidade de Michigan, recebeu água contaminada com chumbo por pelo menos três anos

> Publicado 13 outubro - Leitura Read

Oficiais aconselharam os moradores de maioria negra a evitar usar a água da torneira para beber, tomar banho ou cozinhar devido à contaminação por chumbo.

                             
Cidade de Michigan, recebeu água contaminada com chumbo por pelo menos três anos

 

Moradores de Benton Harbor, Michigan, receberam água contaminada com chumbo por pelo menos três anos, de acordo com o The Guardian. 


Embora o estado tenha prometido expandir a distribuição gratuita de água neste mês, os ativistas afirmam que mais precisa ser feito.


Os níveis de contaminação por chumbo no porto de Benton alcançaram 22 partes por bilhão (ppl) em 2018 - excedendo o nível de ação federal de 15 ppb e os da vizinha Flint no auge da crise hídrica de 2014, relatou o The Guardian. 


Embora a governadora Gretchen Whitmer (D) tenha assinado um orçamento alocando US $10 milhões para a substituição de tubos de chumbo, ainda não está claro como o resto do projeto de cinco anos, que custaria cerca de US $20 milhões, seria financiado, de acordo com o The Guardian.


“Pense apenas se seus filhos moravam em Benton Harbor”, disse ao The Guardian o reverendo Edward Pinkney, chefe do Conselho de Água da Comunidade de Benton Harbor. "Você permitiria isso?"

 

Cidade de Michigan, recebeu água contaminada com chumbo por pelo menos três anos


De acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças não existe um nível seguro de exposição ao chumbo para crianças e mesmo a exposição a níveis baixos tem sido associada a danos ao sistema nervoso central e periférico e dificuldades de aprendizagem.


As autoridades disseram que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos está conduzindo um estudo para reunir dados sobre a eficácia dos filtros de água para reduzir o chumbo na água potável da cidade.


Até o momento, mais de 4.500 caixas de água engarrafada foram desviadas para a cidade e outras 15.500 caixas estão sendo entregues nos próximos dias em vários locais de distribuição.


"Esta ação é parte de um esforço acelerado e generalizado para reduzir o risco de exposição ao chumbo na água potável enquanto a cidade substitui todas as linhas de serviço de chumbo", disseram autoridades de saúde em um comunicado à imprensa.


A contaminação por chumbo em testes de água tem sido um problema em Benton Harbor, que obtém sua água do Lago Michigan, há vários anos.


O chumbo pode entrar na água potável quando os materiais de encanamento e linhas de serviço contêm corrosão por chumbo. 

 

Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias