BA - Porto de Salvador movimenta 20 mil toneladas de trilho destinadas à FIOL

> Publicado 10 outubro - Leitura Read

De acordo com a Tecon Salvador, mais dois navios com trilhos são esperados ainda este ano para concluir aproximadamente 640 quilômetros de ferrovia.                              


Porto de Salvador movimenta 20 mil toneladas de trilho destinadas à FIOl

 

O navio Pretty Universe, vindo da China, atracou no Porto de Salvador com 20 mil toneladas de trilho destinadas ao trecho II da FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), ligação Caetité-Barreiras, na Bahia. 


Os trilhos são de mais uma remessa vinda da China encomendada pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. A carga soma 20.035 peças que serão desembarcadas no decorrer dos próximos dias.


De acordo com a Tecon Salvador, empresa operadora portuária responsável por embarques e desembarques de contêineres no porto, mais dois navios são esperados ainda este ano, contendo trilhos para o mesmo trecho da Fiol, que vai ter aproximadamente 640 quilômetros quando concluído.


O terminal tem expertise na operacionalização das chamadas cargas de projeto, com medidas de proporções gigantes e que exigem equipe especializada e infraestrutura de ponta. 


Operações similares foram feitas pela empresa do desembarque dos trilhos do metrô de Salvador e peças para grandes parques de energia solar e eólica localizados em diferentes pontos do país.


O terminal da capital baiana está em fase de nova expansão, com duplicação de cais e retroárea adicional de 30.000m² já concluídos. 


Parte dos trilhos da FIOL será armazenada nesse espaço até que seja transportada ao seu destino final. 


O Tecon Salvador conta com infraestrutura similar às dos maiores portos do mundo, com logística 4.0 e equipamentos com alta tecnologia, que inclui 3 STS New Panamax, 3 Super Post-Panamax, 3 STS Panamax e 16 RTGs elétricos, todos com sistema regenerativo de energia.


Redação da Maré.

Anúncio






Últimas notícias