SC - Porto de São Francisco do Sul - 50% do cereal para exportação chega por ferrovias

> Publicado 31 outubro - Leitura Read

Anualmente, são cerca de 700 trens que chegam ao complexo portuário, carregados, principalmente, de soja e milho. 

                                    
Porto de São Francisco do Sul - 50% do cereal para exportação chega por ferrovias


50% da exportação de cereal realizada pelo Porto de São Francisco do Sul, chega por ferrovias. São mais de 3 milhões de toneladas, todos os anos. 


A maioria dos grãos é proveniente de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul e alcança o Porto por meio do corredor ferroviário que liga Mafra, no Planalto Norte de SC, ao Porto de São Francisco, num trajeto de 170 quilômetros.


Em Corupá, a 80 quilômetros do complexo portuário, é feito o transbordo e distribuição dos vagões que seguem para São Francisco.


Como as composições circulam a 25-30 quilômetros por hora, esse percurso demora cerca de 2,5 horas.


Em média, cada trem da empresa Rumo é composto por 80 vagões, que transportam em torno de 50 toneladas cada um.


Assim, todos os anos, aproximadamente 57 mil vagões são descarregados em três locais do complexo portuário: no terminal graneleiro, administrado pelo Porto, e em mais dois terminais privados, Terlogs e Bunge.


A partir daí, os grãos seguem por uma longa esteira aérea, chamada de correia transportadora, até chegar aos navios cargueiros que têm, na sua maioria, a Ásia como destino final.


A administração do Porto é responsável pela manutenção da estrutura ferroviária no interior do complexo.


“Temos investido prioritariamente para otimizar a descarga dos trens”, explica o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, salientando que foram disponibilizados dois funcionários exclusivamente para a conservação do espaço.


“Essa iniciativa gera uma economia aos cofres públicos de R$1 milhão por ano, já que não é necessário contratar um serviço externo”.


Entre os trabalhos de manutenção estão a troca de dormentes, correção de anomalias nos trilhos e pintura da sinalização de segurança.


*Fotos: Gustavo Camargo/Porto de São Francisco do Sul

Redação da Maré.

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