Apagão na Ásia Central deixa milhões de pessoas sem energia elétrica

Após um “desequilíbrio de emergência”, as principais cidades do Cazaquistão, Uzbequistão e Quirguistão foram atingidas.

                              
Apagão na Ásia Central deixa milhões sem energia elétrica

Milhões de pessoas ficaram sem energia depois que um grande apagão atingiu três países da Ásia Central – Cazaquistão, Uzbequistão e Quirguistão – depois que uma importante linha de energia foi desconectada no Cazaquistão, segundo autoridades e moradores.


As capitais do Quirguistão e do Uzbequistão, bem como o centro econômico do Cazaquistão, Almaty, sofreram cortes de energia por volta da hora do almoço nesta terça-feira, com a mídia e autoridades relatando que os apagões se estenderam até as províncias dos três países.


As redes das três ex-repúblicas soviéticas estão interconectadas e ligadas – via Cazaquistão – à rede elétrica russa, que podem ser usadas para cobrir faltas inesperadas.


Mas a linha de energia norte-sul do Cazaquistão, que liga o sul do Cazaquistão densamente povoado e seus dois vizinhos às principais usinas no norte do Cazaquistão e à rede russa, foi desconectada na manhã de terça-feira devido a “desequilíbrios de emergência” na parte da Ásia Central da rede, disse o CEGOS, fornecedor nacional de eletricidade do Cazaquistão.


Autoridades no Uzbequistão e no Quirguistão disseram que estavam reiniciando as usinas de energia após paralisações de emergência e inicialmente permaneceriam desconectadas da rede da Ásia Central.


O Ministério da Energia do Uzbequistão disse em um comunicado em seu canal oficial do Telegram que a falta de energia foi desencadeada por um acidente na rede elétrica do Cazaquistão. 

Como resultado de um grande acidente nas redes elétricas da República do Cazaquistão, houve uma queda de energia nas cidades (sul do Cazaquistão) de Almaty, Shymkent, Taras, Turquestão (regiões) e áreas adjacentes, 

disse o comunicado.

A rede elétrica uzbeque, que está conectada à rede elétrica unificada, foi danificada como resultado de um acidente que levou a mudanças repentinas de tensão e frequência em 530 linhas do Cazaquistão, 

acrescentou.


Um porta-voz do Ministério da Energia do Quirguistão disse à AFP por telefone que a energia falhou “devido a um acidente na rede regional de energia”.


A agência de notícias russa RIA Novosti informou que o aeroporto de Almaty, onde o corte de energia não afetou toda a cidade, continua funcionando normalmente, mas que o aeroporto de Tashkent parou de receber voos devido à falta de energia.


O metrô de Tashkent, o maior da região, também parou de funcionar, observou um correspondente da AFP, acrescentando que não havia água na torneira.


O aeroporto de Bishkek estava funcionando com capacidade reduzida, informou o site local 24.kg, citando a administração do aeroporto.


Fonte: Aljazeera

*Imagem de Arquivo: Pavel Mikheyev/Reuters


Conteúdo publicitário

Ative o sininho para receber as notificações!

close
Respeitamos sua privacidade e segurança

É por isso que este site não contém anúncios nocivos. Somente conteúdo confiável é exibido aqui.

Nosso site só é possível exibindo anúncios para nossos visitantes.
Por favor, considere apoiar-nos desativando seu bloqueador de anúncios.
back to top