A recomendação seguiu após avaliação de evidências reunidas em estudos clínicos que examinaram casos leves, graves e críticos de Covid-19.  

OMS recomenda dois novos medicamentos para combater infecção por Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou dois novos medicamentos para combater infecções por Covid-19.


O primeiro novo medicamento recomendado para casos críticos da doença é o baricitinibe, um medicamento oral que suprime o sistema imunológico quando superestimulado.


A OMS recomenda que o baricitinibe seja administrado com corticosteroides.


O segundo medicamento que deve ser usado para casos leves em que uma pessoa tem alta chance de hospitalização é o sotrovimabe, um medicamento de anticorpo monoclonal.


Isso deve ser administrado a indivíduos não vacinados, mais velhos, com sistema imunológico comprometido ou obesos, de acordo com a OMS.

A extensão em que esses medicamentos salvarão vidas depende de quão amplamente disponíveis e acessíveis eles serão, 

disse em seu comunicado.


As recomendações devem acontecer quando surgirem preocupações de que os tratamentos existentes para a Covid-19 não serão eficazes contra a variante Omicron.


Os dois medicamentos também passaram pela Unidade de Pré-qualificação da OMS, que avalia a qualidade, eficácia e segurança de produtos de saúde prioritários para aumentar o acesso em países de baixa renda.


A recomendação dos dois medicamentos seguiu após avaliação de evidências reunidas em sete ensaios que examinaram 4.000 casos leves, graves e críticos de Covid-19.


A Food and Drug Administration já aprovou o baricitinibe e o sotrovimabe para uso emergencial.


Fonte: The Hill