Molécula batizada de Keanu Reeves mata micróbios de forma 'eficiente', diz estudo

O recém-descoberto grupo de moléculas

naturais -batizado de Keanu Reeves-, em bactérias, funciona de forma eficaz contra a praga de plantas Botrytis cinerea, que desencadeia a podridão do mofo cinzento e causa imensas perdas na colheita todos os anos. Mas o ingrediente ativo também inibe fungos perigosos para os seres humanos, como Candida albicans. De acordo com estudos anteriores, é inofensivo para as células vegetais e humanas. O estudo foi publicado no Journal of the American Chemical Society e destacado em um editorial da Nature.

As ceanumicinas podem, portanto, ser uma alternativa ecológica aos pesticidas químicos, mas também podem oferecer uma alternativa na luta contra fungos resistentes. "Temos uma crise de anti-infecciosos", explica Sebastian Götze, primeiro autor do estudo e pós-doutorado em Leibniz-HKI.

"Muitos fungos patogênicos humanos agora são resistentes a antimicóticos - em parte porque são usados em grandes quantidades em campos agrícolas".

Efeito mortal

O fato de os pesquisadores terem encontrado agora um novo ingrediente ativo em bactérias do gênero Pseudomonas não é coincidência. "Trabalhamos com pseudomonas há algum tempo e sabemos que muitas dessas espécies bacterianas são muito tóxicas para as amebas, que se alimentam de bactérias", disse o líder do estudo, Pierre Stallforth. Ele é o chefe do departamento de Paleobiotecnologia na Leibniz-HKI e professor de Química Bioorgânica e Paleobiotecnologia na Universidade Friedrich Schiller em Jena.

Parece que várias toxinas são responsáveis pelo efeito mortal da bactéria, das quais apenas uma era conhecida até agora.

No genoma da bactéria, os pesquisadores já encontraram genes de biossíntese para os recém-descobertos produtos naturais, as keanumicinas A, B e C. Esse grupo de produtos naturais pertence aos lipospeptídeos não ribossômicos com propriedades semelhantes às do sabão.

Juntamente com colegas da Bio Pilot Plant do Leibniz-HKI, os pesquisadores conseguiram isolar uma das keanumicinas e conduzir outros testes. "Os lipopeptídeos matam com tanta eficiência que os batizamos em homenagem a Keanu Reeves, porque ele também é extremamente mortal em seus papéis", explica Götze com uma piscadela.

Os pesquisadores suspeitaram que as keanumicinas também poderiam matar fungos, pois estes se assemelham a amebas em certas características. Esta suposição foi confirmada em conjunto com o Centro de Pesquisa para Culturas Hortícolas da Universidade de Ciências Aplicadas de Erfurt. A Keanumicina mostrou-se eficaz contra a podridão do mofo cinzento em folhas de hortênsias. Nesse caso, o fluido de cultura que não continha mais células bacterianas foi suficiente para inibir significativamente o crescimento do fungo.

"Teoricamente, o sobrenadante contendo keanumicina das culturas de Pseudomonas poderia ser usado diretamente para as plantas", diz Götze. Mais testes serão realizados em conjunto com os colegas em Erfurt. A ceanumicina é biodegradável, portanto, nenhum resíduo permanente deve se formar no solo. Isso significa que o produto natural tem potencial para se tornar uma alternativa ambientalmente correta aos pesticidas químicos.

Doenças fúngicas como Botrytis cinerea, que causa a podridão do mofo cinzento, causam perdas imensas na colheita de frutas e vegetais todos os anos. Mais de 200 tipos diferentes de frutas e vegetais são afetados, especialmente morangos e uvas verdes.

Possíveis aplicações em humanos

"Além disso, testamos a substância isolada contra vários fungos que infectam humanos. Verificamos que ela inibe fortemente o fungo patogênico Candida albicans, entre outros", diz Götze.

Em vez de plantas, a ceanumicina poderia, portanto, também ser usada em humanos. De acordo com os testes feitos até agora, o produto natural não é altamente tóxico para as células humanas e já é eficaz contra fungos em baixíssimas concentrações. Isso o torna um bom candidato para o desenvolvimento farmacêutico de novos antimicóticos. Estes também são necessários com urgência, pois existem muito poucos medicamentos contra infecções fúngicas no mercado.

Fonte: Phys Org

Conteúdo publicitário

Ative o sininho para receber as notificações!

Respeitamos sua privacidade e segurança

É por isso que este site não contém anúncios nocivos. Somente conteúdo confiável é exibido aqui.

Nosso site só é possível exibindo anúncios para nossos visitantes.
Por favor, considere apoiar-nos desativando seu bloqueador de anúncios.