Aterro sanitário em chamas na Índia libera fumaça tóxica a mais de 6 dias

Aterro sanitário em chamas na Índia libera fumaça tóxica a mais de 6 dias
AP Photo/Manish Swarup

                                                   

Uma enorme montanha de lixo em Kochi, na Índia, pegou fogo há seis dias, e mais de 600.000 pessoas agora estão lidando com a espessa camada de fumaça tóxica que cobre a cidade.

A usina de resíduos de Brahmapuram de 16 acres (do tamanho de 12 campos de futebol)- que contém grandes quantidades de resíduos plásticos - pegou fogo na noite de quinta-feira (2), de acordo com a CNN.

O incêndio resultou em uma espessa camada de fumaça sobre Kochi, uma cidade no estado costeiro de Kerala. As pessoas foram aconselhadas a ficar em casa e usar máscaras N-95 se precisarem sair, informou a BBC.

Um tweet de Manoj Viswanathan, jornalista do The New India Express, mostrou uma visão aérea de uma fumaça espessa saindo do aterro.


"Tripunithura parece uma câmara de gás agora, graças ao incêndio de Brahmapuram", dizia um tuíte do jornalista local S. Anandan. Anandan incluiu em seu twitter duas fotos mostrando Kochi envolto em uma manta quase opaca de fumaça.

A névoa tóxica que paira sobre o Kochi também afetou os bombeiros. Pelo menos 20 pessoas do corpo de bombeiros desenvolveram problemas respiratórios após combater o incêndio, de acordo com o The Indian Express. Alguns bombeiros também desmaiaram após inalar a fumaça, informou a CNN, citando informações do corpo de bombeiros local.

Cerca de 100 toneladas de lixo plástico são adicionadas ao aterro diariamente, segundo estudo de 2020 da Cooperação Urbana Internacional, programa vinculado à União Europeia.

O governo do estado de Kochi disse em um comunicado no domingo que o incêndio está sob controle.

“O governo local reservou 100 leitos em um hospital público em Kochi para tratar pacientes que sofrem de inalação de fumaça", disse Veena George, ministra da saúde de Kerala, ao The Indian Express.

“Esta não é a primeira montanha de lixo na Índia que pegou fogo. O país viu uma série de incêndios em aterros sanitários no ano passado. Em março, uma das montanhas de lixo mais altas de Delhi, o aterro sanitário de Ghazipur, pegou fogo. A pilha de lixo de quase 20 andares queimou por dois dias”, segundo a CNN. E em abril, também ocorreu um incêndio no aterro de 36 acres de Bhalswa, em Delhi, segundo o The Indian Express.


Conteúdo publicitário

Ative o sininho para receber as notificações!

close
Respeitamos sua privacidade e segurança

É por isso que este site não contém anúncios nocivos. Somente conteúdo confiável é exibido aqui.

Nosso site só é possível exibindo anúncios para nossos visitantes.
Por favor, considere apoiar-nos desativando seu bloqueador de anúncios.
back to top