Cientistas alertam sobre acúmulo de lixo no espaço e pedem acordo internacional

Cientistas pedem acordo internacional para coibir acúmulo de lixo no espaço

Cientistas estão pedindo um acordo internacional para garantir que a Terra não sofra danos irreparáveis pelo acúmulo de lixo espacial.

De acordo com pesquisadores, objetos abandonados deixados em órbita podem causar uma colisões catastróficas acima de nossa atmosfera. Eles alertam que, no mínimo, destruiriam os sistemas de comunicação, atrasando a sociedade moderna em décadas.

“A questão da poluição plástica e muitos outros desafios enfrentados por nossos oceanos agora estão atraindo a atenção global. No entanto, tem havido uma ação colaborativa limitada e a implementação tem sido lenta. Agora estamos em uma situação semelhante com o acúmulo de detritos espaciais”, disse o Dr. Imogen Napper, pesquisador da Universidade de Plymouth, em um comunicado à imprensa.

“Levando em consideração o que aprendemos em alto mar, podemos evitar cometer os mesmos erros e trabalhar coletivamente para evitar uma tragédia no espaço. Sem um acordo global, poderíamos nos encontrar em um caminho semelhante”.

O estudo, publicado na revista Science, coincide com quase 200 países concordando com um tratado para proteger os oceanos – o culminar de um processo de 20 anos. A sociedade precisa levar as lições aprendidas de uma parte do nosso planeta para outra, argumenta a equipe internacional.

É provável que o número de satélites em órbita aumente dos atuais 9.000 para mais de 60.000 até 2030

As estimativas mostram que já existem mais de 100 trilhões de pedaços não rastreados de satélites antigos circulando pelo planeta.

A tecnologia oferece uma ampla gama de benefícios sociais e ambientais. No entanto, teme-se que o crescimento previsto no tráfego de satélites possa inutilizar grandes partes da órbita da Terra. Os autores do estudo afirmam que a sustentabilidade dos satélites deve ser aplicada e incluir acordos semelhantes aos propostos no Tratado Global de Plásticos.

Grandes partes dos arredores imediatos do nosso planeta correm o mesmo destino dos mares, onde a governança insuficiente levou à sobrepesca, à destruição de habitats, à exploração mineira em alto mar e à poluição.

“Para enfrentar os problemas planetários, precisamos reunir cientistas de todas as disciplinas para identificar e acelerar soluções. Como biólogo marinho, nunca imaginei escrever um artigo sobre o espaço, mas, por meio dessa pesquisa colaborativa, identifiquei muitos paralelos com os desafios de lidar com questões ambientais no oceano. Só precisamos melhorar a absorção da ciência na gestão e na política”, diz Heather Koldewey, Conselheira Técnica Marinha Sênior da Sociedade Zoológica de Londres.

Cientistas pedem acordo internacional para coibir acúmulo de lixo no espaço

No ano passado, um criador de ovelhas australiano acordou e encontrou um grande pedaço de detritos da cápsula SpaceX de Elon Musk em sua fazenda.

“O antigo TEK (conhecimento ecológico tradicional) nos informa como devemos abraçar a mordomia porque nossas vidas dependem disso. Estou animado para trabalhar com outros para destacar as ligações e a interconectividade entre todas as coisas e que os detritos marinhos e espaciais são um prejuízo antropogênico que pode ser evitado”, acrescenta o Dr. Moriba Jah, professor associado de Engenharia Aeroespacial e Mecânica de Engenharia na Universidade do Texas em Austin.

Os astrofísicos alertam que é apenas uma questão de tempo até que a vida humana esteja em risco, caso o número de acidentes aumente.

“Refletindo a nova iniciativa oceânica da ONU, minimizar a poluição da órbita inferior da Terra permitirá a exploração espacial contínua, a continuidade dos satélites e o crescimento da tecnologia espacial transformadora”, observa o Dr. Kimberley Miner, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

“Os satélites são vitais para a saúde de nosso povo, economias, segurança e da própria Terra. No entanto, usar o espaço para beneficiar as pessoas e o planeta está em risco.

Ao comparar como tratamos nossos mares, podemos ser proativos antes de prejudicar o uso do espaço para as gerações futuras. A humanidade precisa assumir a responsabilidade por nossos comportamentos no espaço agora, não mais tarde. Encorajo todos os líderes a tomarem nota, reconhecerem a importância desta próxima etapa e se tornarem responsáveis conjuntamente”, continua Melissa Quinn, chefe do Spaceport Cornwall.

“Passei a maior parte da minha carreira trabalhando no acúmulo de lixo plástico no ambiente marinho; os danos que pode trazer e as possíveis soluções. Está muito claro que grande parte da poluição que vemos hoje poderia ter sido evitada”, conclui o professor Richard Thompson OBE, chefe da Unidade Internacional de Pesquisa de Lixo Marinho da Universidade de Plymouth.

“Estávamos bem cientes da questão da poluição plástica há uma década e, se tivéssemos agido, a quantidade de plástico em nossos oceanos poderia ser metade do que é hoje. No futuro, precisamos assumir uma postura muito mais proativa para ajudar a proteger o futuro do nosso planeta. Há muito que pode ser aprendido com os erros cometidos em nossos oceanos que são relevantes para o acúmulo de detritos no espaço”.

O redator do South West News Service, Mark Waghorn, contribuiu para este relatório.

Conteúdo publicitário

Ative o sininho para receber as notificações!

Respeitamos sua privacidade e segurança

É por isso que este site não contém anúncios nocivos. Somente conteúdo confiável é exibido aqui.

Nosso site só é possível exibindo anúncios para nossos visitantes.
Por favor, considere apoiar-nos desativando seu bloqueador de anúncios.