Viagem sem estress - Confira seus direitos e deveres nas dicas do MTur

Não se estresse durante a viagem - Confira seus direitos e deveres nas dicas do MTur
                                          
Desde a compra das passagens, todo o processo de viagem tem lá seus percalços. Então, se antecipar ao que pode acontecer, traz a vantagem de não se estressar durante esse período, que deve ser de laser.
 

Pensando nisso, o MTur (Ministério do Turismo) disponibilizou, em parceria com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), publicações que orientam na hora de voar ou de pegar a estrada.

Saiba o que fazer antes, durante e depois de chegar ao seu destino:

Para quem vai conhecer o Brasil de avião, o alerta da cartilha para 'antes de embarcar' é que o passageiro não deve esquecer de imprimir ou baixar no celular o cartão de embarque. Esse documento é emitido pela companhia aérea logo após o check-in, que pode ser realizado pela Internet ou presencialmente.

Além disso, deve prestar atenção no horário do seu voo e chegar sempre com antecedência.

Saiba também o que fazer em casos de voos atrasados, cancelados e quais são os seus direitos - Nesta cartilha

Já no desembarque, os cuidados começam ainda dentro do avião e vão desde aguardar o momento certo para desafivelar o cinto de segurança e conferir se não esqueceu nenhum pertence dentro do avião até o reencontro com a bagagem eventualmente despachada, sinalizada por painéis ao longo do caminho ou pelo sistema de som do aeroporto.
                              


Se você vai pegar a estrada, a cartilha “Consumidor Turista – Viajando de Carro” tem algumas dicas essenciais. O informativo busca garantir melhores experiências aos turistas por meio de orientações que buscam aprimorar as relações de consumo no setor.

A publicação também se propõe a esclarecer dúvidas sobre diferenças e o que muda ao trafegar por rodovias federais e estaduais, além daquelas concedidas à iniciativa privada. Estas últimas contam, por exemplo, com serviços de combate a incêndios, apreensão de animais na pista, socorro médico e mecânico, como guincho, troca de pneus e atendimento a veículos acidentados.

Nestes casos, as unidades móveis removem os veículos para locais preestabelecidos onde os usuários terão condições, de forma segura, prosseguir com providências necessárias. Para solicitar algum serviço, de forma gratuita, o cidadão pode acionar o número de telefone divulgado na própria rodovia pela concessionária. Por este canal, também é possível fazer sugestões, reclamações ou elogios.
                             

E aqui, bem no final das dicas, uma cartilha completa para ‘Turismo Seguro em Ambientes Naturais’. Tudo o que você precisa saber para se aventurar pela natureza com segurança, conhecendo também, seus direitos e deveres para a preservação desses lugares incríveis. Então, tenha boas experiências e boa viagem!

Confira todas as publicações AQUI

Fonte: Ministério do Turismo


Conteúdo publicitário

Ative o sininho para receber as notificações!

close
Respeitamos sua privacidade e segurança

É por isso que este site não contém anúncios nocivos. Somente conteúdo confiável é exibido aqui.

Nosso site só é possível exibindo anúncios para nossos visitantes.
Por favor, considere apoiar-nos desativando seu bloqueador de anúncios.
back to top