Uma espécie de peixe invasora está causando estragos na região dos lagos de Belgrado. Funcionários da vida selvagem do Maine dizem que no início dos anos 1980, o "lúcio do norte" foi introduzido ilegalmente na área e tornou-se um grande problema.
O invasor é um predador de ponta, um peixe agressivo conhecido por superar outros animais e dominar os corpos d'água, atacando os peixes nativos, incluindo salmão.
Especialistas dizem que, uma vez que esses peixes invasores se estabelecem, é quase impossível removê-los.
"Esses peixes acabaram se reproduzindo e se expandindo naquele reservatório de água. Agora os encontramos em mais de 40 lagos e lagoas no Maine, onde costumava estar em apenas um", disse o diretor de comunicações do MDIFW, Mark Latti. “É realmente um problema quando se trata de proteger alguns de nossos peixes nativos, como truta e salmão, e algumas de nossas pescarias de boca pequena e achigã.”
Latti diz que “se você for pego com peixes vivos, tentando abastecer um lago, pode ser multado em até US $10.000”. Ele espera que a multa exorbitante faça as pessoas pensarem duas vezes antes de colocar peixes onde não deveriam.