Pesquisa revela desafios e oportunidades para a indústria marítima alcançar a neutralidade de carbono

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Incentivadas por regulamentação, demanda dos clientes, pressão dos investidores e metas internas, estão procurando maneiras de descarbonizar suas frotas.


Possibilidades de combustíveis mais verdes abundam no mundo marítimo e a indústria está em um período de experimentação e exploração para entender as implicações da adoção desses combustíveis.


Para saber como os líderes do setor estão pensando em relação aos combustíveis do futuro, o Centro Global para Descarbonização Marítima, o Fórum Marítimo Global e o Centro Mærsk Mc-Kinney Møller para Navegação com Zero Emissão de Carbono realizaram recentemente uma pesquisa (com suporte analítico fornecido pela McKinsey) com empresas de navegação.


Coletivamente, essas empresas possuem e operam frotas - incluindo navios porta-contêineres, petroleiros, graneleiros, transportadores de gás, transportadores de carros, navios de cruzeiro, rebocadores e embarcações offshore - que correspondem a cerca de 20% da capacidade total do mundo.


As descobertas da pesquisa mostram um mundo com uma ampla gama de combustíveis na mistura até 2050. Muitos respondentes esperam que suas frotas funcionem com vários tipos de combustíveis no futuro. Isso sugere que o caminho da navegação para a descarbonização pode ser complexo.


No entanto, as empresas que estão atualmente traçando estratégias de investimento podem considerar esse momento incipiente como uma oportunidade para tomada de decisões ousadas. Múltiplas rotas de combustível continuam a ser viáveis, e as vantagens para os pioneiros estão ao alcance.

Entre as descobertas da pesquisa:


Atualmente, 46% das empresas pesquisadas (12 respondentes) afirmam que já executaram programas piloto envolvendo um ou mais combustíveis de baixo carbono (por exemplo, operando motores de navios com biodiesel em vez de óleo combustível tradicional) e estabeleceram planos para uma implementação mais ampla, enquanto 35% (nove respondentes) não tomaram nenhuma ação em relação a combustíveis mais verdes.


Um terço dos entrevistados dizem que "não sabem" quais tipos de combustíveis esperam que suas frotas utilizem em 2030 e 2050. Os dois terços restantes expressam expectativas divergentes sobre como será o uso de combustível. As projeções dos entrevistados para o consumo de combustível em suas frotas em 2050 são divididas uniformemente entre uma ampla variedade de opções: amônia verde, biodiesel e óleo combustível lideram com 16 a 17% da mistura de combustível cada, seguidos por amônia azul, gás natural liquefeito (GNL), e-metanol, biometais, biometano e e-metano, cada um representando uma participação de 6 a 10%.


Os entrevistados também indicam que esperam distribuir seu próprio consumo por várias "famílias" de combustíveis. (As famílias de combustíveis consistem em combustíveis que os motores de navios podem usar de forma intercambiável: por exemplo, uma categoria é composta por óleo combustível pesado, óleo combustível marítimo, óleo diesel marítimo e biodiesel, enquanto outra categoria é composta por GNL, biometais/bio-GNL e metano sintético/e-metano/e-GNL.) Até 2050, 49% dos entrevistados (ponderados pelo tamanho da frota) esperam adotar quatro ou mais famílias de combustíveis em suas próprias frotas, enquanto outros 43% esperam adotar três famílias.


Dar o salto para um futuro de combustíveis mais verdes exigirá décadas de trabalho, mas nossos entrevistados têm clareza sobre o que será necessário para acelerar a transição. Mais de 80% dos entrevistados indicam que os seguintes quatro desenvolvimentos seriam os mais transformadores: maior disponibilidade de combustíveis alternativos, redução de custos para combustíveis alternativos, disposição do cliente em pagar um "prêmio verde" e mudança regulatória.


O relatório completo, As escolhas de combustível da indústria naval no caminho para o zero líquido , apresenta mais resultados da pesquisa, juntamente com possíveis conclusões para várias partes interessadas.


No mundo sugerido por essas respostas de pesquisa, o papel dos pioneiros - e das entidades que podem galvanizar cadeias de valor inteiras, desde a produção de combustível até o consumo de um navio - será vital. As organizações que liderarem o caminho podem provocar e moldar as ações dos outros, catalisando investimentos que criem seu próprio impulso e, ao longo do tempo, talvez resultem na inevitabilidade de um cenário de combustível específico.



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