Chumbo - Testes revelam lixo tóxico em zonas úmidas no Havaí

                 
Preocupação ambiental - Testes revelam lixo tóxico em zonas úmidas no Havaí

     
Uma investigação está em andamento na Base da Força Aérea de Bellows depois que testes revelaram que uma área úmida que já foi um campo de tiro agora está repleta de chumbo e outros contaminantes. O lote de 7,4 acres está localizado na Tinker Road, ao norte de Waimanalo Stream.

Neste ponto, as autoridades de saúde do estado dizem que não parece ser um perigo para a saúde humana. Mas existe a preocupação de que os contaminantes estejam envenenando as plantas e a vida selvagem.

Quando a HNN Investigates visitou o local no final de abril, a terra parecia intocada. Mas as autoridades de saúde temem que os resíduos tóxicos deixados pelos militares há mais de 60 anos estejam envenenando esse ecossistema vital que abriga peixes, plantas nativas e pássaros.

“Nós o chamamos de TS002. Era uma antiga área de skeet”, disse Lawrence deVries, Gerente Sênior de Programas da GSI Companies. “Existem duas coisas principais que estamos analisando: metal, que vem do chumbo dos cartuchos de espingarda. E também hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. O PAH é um contaminante conhecido por causar câncer, subproduto de antigos alvos de tiro de argila, disse deVries.

Agora, a Força Aérea, juntamente com as autoridades estaduais de saúde, está tentando descobrir como livrar os pântanos de resíduos perigosos.

“Em última análise, estamos procurando remover o solo para remediar o local”, disse. Mas um plano de ação exato ainda está sendo desenvolvido.

Enquanto isso, os membros da comunidade querem ter certeza de que o futuro trabalho de restauração não prejudique inadvertidamente o meio ambiente.

“Remover o poluente e os contaminantes é ótimo. Mas eles têm que fazer isso de uma maneira que não afete negativamente mais nada”, disse Rick Barboza.

O co-proprietário da Hui Ku Maoli Ola diz que simplesmente remover o solo tóxico pode fazer mais mal do que bem.

“Houve uma situação anterior em Barber's Point, em Kalaeloa, onde eles tiveram que remover todo o solo superficial de uma área poluída com chumbo de um antigo campo de tiro ao alvo”, disse Barboza. “Mas, ao fazer isso, deixou zero retenção de umidade para as espécies ameaçadas que foram encontradas por aí. E isso afetou severamente a população de espécies ameaçadas de extinção.”

O local pantanoso em Bellows é uma das quatro áreas dentro dos limites da Estação da Força Aérea onde os militares estão trabalhando atualmente para remover perigos deixados à décadas.

Notícias do Havaí agora

Conteúdo publicitário

Ative o sininho para receber as notificações!

close
Respeitamos sua privacidade e segurança

É por isso que este site não contém anúncios nocivos. Somente conteúdo confiável é exibido aqui.

Nosso site só é possível exibindo anúncios para nossos visitantes.
Por favor, considere apoiar-nos desativando seu bloqueador de anúncios.
back to top