Descoberta de nascimentos virgens de condores surpreende cientistas

> Publicado 30 outubro - Leitura Read

Pesquisadores da vida selvagem descobriram que dois condores da Califórnia deram à luz sem nenhum DNA genético masculino.

                             
Descoberta de nascimentos virgens em condores surpreende cientistas


A descoberta de que os condores são capazes de nascimentos virgens - formalmente chamados de partenogênese ou reprodução assexuada - surpreendeu os cientistas.


Nascimentos virgens foram registrados em outras espécies de pássaros, bem como lagartos, cobras, tubarões, raias e outros peixes.


Apenas cerca de 500 condores da Califórnia permanecem no sudoeste dos EUA e no México.


Na década de 1980, menos de duas dúzias de pássaros permaneceram na natureza, mas os esforços de conservação aumentaram seu número nos últimos anos.


As descobertas revisadas por pares da San Diego Zoo Wildlife Alliance foram publicadas esta semana no Journal of Heredity da American Genetic Association.


Todos os 467 condores machos aptos à reprodução foram testados. O que torna o caso ainda mais raro é que é a primeira vez que uma espécie de ave teve um nascimento virginal quando os machos estavam presentes para reprodução.


A partenogênese é um evento extremamente raro, mas já foi registrado em outras espécies. 


Acontece quando uma célula feminina se comporta como um espermatozóide e se funde com um óvulo. Normalmente ocorre em populações de animais com poucos ou nenhum macho reprodutor.


"Esta é realmente uma descoberta incrível", disse Oliver Ryder, coautor do estudo e diretor de genética da conservação da San Diego Zoo Wildlife Alliance, em um comunicado.


"Não estávamos exatamente procurando por evidências de partenogênese, apenas nos atingiu na cara. 


Nós apenas confirmamos isso por causa dos estudos genéticos normais que fazemos para provar a linhagem."


Infelizmente, os dois filhotes morreram e ambas as mães condores tiveram filhotes que foram gerados da maneira tradicional.

 

Uma teve 11 filhotes, enquanto a outra, que foi pareada com um macho por 20 anos, teve 23 filhotes. 



Redação da Maré.

Anúncio




Páginas

Últimas notícias