União Europeia investe em construção de navio Ro-Ro movido a energia eólica

Segundo os autores do projeto, a embarcação pode reduzir as emissões em até 90%.
                        
União Europeia investe na construção de navio Ro-Ro movido a energia eólica
Imagem: Wallenius Wilhelmsen rendering

A União Europeia investe € 9 milhões (US$ 9,7 milhões) em financiamento para apoiar a construção do primeiro navio Ro-Ro movido a energia eólica.

De acordo com os parceiros que trabalham no projeto liderado por Wallenius Wilhelmsen, eles continuam progredindo e, com o apoio do financiamento Horizon Europe da UE, planejam testes em meados de 2024 com o objetivo de começar a navegar no final de 2026 ou início de 2027.

Conhecido como Orcelle Wind, o conceito foi traçado pela primeira vez em 2020, para um caminhão transportador de carro movido a vento usando o design atual de transporte roll-on roll-off. Eles prevêem uma embarcação de 722 pés com capacidade para mais de 7.000 carros, bem como equipamentos de carga e rolamento que seriam principalmente movidos a energia eólica. Wallenius Wilhelmsen projeta que a embarcação pode reduzir as emissões em até 90% se todos os fatores que influenciam as emissões estiverem alinhados.

                              

União Europeia investe na construção de navio Ro-Ro movido a energia eólica

O projeto consiste em 11 parceiros, cada um trabalhando em diferentes aspectos do projeto e das operações do navio. O conceito que eles esperam aplicar de forma mais ampla na indústria naval é conhecido como Oceanbird, do qual o Orcelle Wind é o primeiro navio.

Os parceiros estão trabalhando em diferentes aspectos do conceito, desde o design da embarcação até o roteamento climático e a orquestração da cadeia de suprimentos.

“O financiamento da Horizon Europe mostra que o conceito resistiu ao escrutínio das autoridades de financiamento da UE e que eles tiveram confiança para dar seu apoio”, diz Roger Strevens, vice-presidente de Sustentabilidade Global da Wallenius Wilhelmsen.

A bolsa será dividida entre os parceiros enquanto eles trabalham para refinar os conceitos e avançar para os primeiros testes. O projeto da UE disse que Wallenius Wilhelmsen é uma oportunidade sólida para combinar os investimentos necessários para demonstração em grande escala e captura de dados com modelos e ferramentas avançadas para embarcações de propulsão de asa.

Além da embarcação do demonstrador, os parceiros usarão os modelos e ferramentas para desenvolver projetos conceituais avançados e planos operacionais para vários tipos de embarcações para aplicar a solução de asa.

Nos próximos cinco anos, todos os aspectos de planejamento, construção e operação de uma embarcação movida a vento, o Orcelle Wind, serão concluídos. Atualmente, eles estão trabalhando para instalar um equipamento de teste de vela de asa em uma embarcação Wallenius Wilhelmsen existente. Eles aplicarão o financiamento da UE para este teste, incluindo um foco no treinamento da tripulação para a instalação da plataforma de teste na embarcação existente. O objetivo é realizar a manifestação durante meados de 2024.

A Orcelle Wind é uma parte crucial da estratégia de descarbonização da frota de Wallenius Wilhelmsen. As empresas também acreditam que isso ajudará em um grande passo em direção a uma navegação verdadeiramente sustentável. É um dos vários projetos que acontecem em diferentes setores do transporte marítimo, buscando criar uma nova geração de embarcações eólicas para cargas e passageiros.

Fonte: The Maritime Executive
Imagens: Wallenius Wilhelmsen rendering


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